Voltar para conferencistas

Calendário

  • São Paulo

    2017

    08

    novembro

  • Porto Alegre

    2017

    06

    novembro

Deirdre McCloskey

Economista

Economista norte-americana, McCloskey é reconhecida por sua atuação nas áreas da economia de livre mercado, da estatística teórica, da ética e da defesa das pessoas transgênero. Com Ph.D. em Economia pela Universidade de Harvard, sua dissertação foi agraciada com o Prêmio David A. Wells em 1973.

Em 2010, publicou sua maior obra, Bourgeois Dignity – Why economics can't explain the modern world, na qual destaca a influência da burguesia que emergiu nos séculos XVII e XVIII. O livro faz parte de uma trilogia, composta também por Bourgeois Virtues e Bourgeois Equality, este último lançado em 2016. Considerada conservadora por muitos, ela se define como pós-moderna, de livre mercado, progressista episcopal e mulher do Meio-Oeste que já foi um homem.

Assumiu sua identidade feminina em 1995, passando por uma cirurgia. Mudou seu nome de Donald para Deirdre e relatou a transição no livro Crossing: a memoir. Foi professora nas universidades de Iowa e de Chicago, onde foi assistente do economista norte-americano Milton Friedman. Tornou-se professora emérita da Universidade de Illinois, onde lecionou de 2000 a 2015.

Deirdre McCloskey acredita que a liberdade para o comércio e o empreendedorismo têm como precondição o reconhecimento da sociedade de que os agentes em interação nos mercados são virtuosos, sem que surja um sistema estatal de intervenção direta ou indireta configurando o inibidor do progresso.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas