Voltar para conferencistas

Janette Sadik-Khan

Urbanista

Sadik-Khan ficou conhecida ao transformar, em questão de dias, ruas e avenidas como a Broadway, reduzindo as pistas para os carros e ampliando o espaço para as pessoas. Formada em Ciências Políticas pela Faculdade Occidental e mestre em Direito pela Universidade de Columbia, foi Secretária de Transportes de Nova York de 2007 a 2013, durante a gestão do prefeito Michael Bloomberg. Em seus projetos, mudou o cenário da cidade, privilegiando o pedestre, o ciclista e o transporte público.

Em sua gestão, liderou quase 5 mil colaboradores e administrou mais de 10 mil quilômetros de ruas e centenas de pontes, apresentando novos conceitos e aproveitamentos à população nova-iorquina, através de testes rápidos e ensaios regulares. Além da Broadway Boulevard e da área na Times Square, criou outras dezenas de novas praças para pedestres, aumentando a circulação e incentivando o comércio local. Com mobiliário simples e provisório, estudava os impactos para, posteriormente, sugerir mudanças a longo prazo, com design melhorado. Também criou mais de quatro centenas de novas ciclovias e vias compartilhadas.

Atualmente, é presidente do Strategic Advisory Board da National Association of City Transportation Officials e diretora de transportes da Bloomberg Associates, onde trabalha com prefeitos de todo o mundo para redesenhar cidades com projetos rápidos e de baixo custo. Usuária das ciclovias, em 2013 colaborou para o projeto de compartilhamento de bicicletas em Nova York, tornando a cidade uma das capitais mais amigáveis à bicicleta nos Estados Unidos.

Janette Sadik-Khan defende que somente a criação de ciclovias não promove mudanças, pois é necessário negociar com o comércio e criar atrativos para que as pessoas frequentem as novas vias. Suas contribuições foram agraciadas com os prêmios da Fundação Rockefeller e do American Institute of Architects.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas