Voltar para conferencistas

Jimmy Wales

Cofundador da Wikipedia

Wales é um dos mais destacados empreendedores da internet, pioneiro em wiki – nome genérico para websites colaborativos – e visionário da tecnologia. É cofundador da Wikipedia, a maior enciclopédia on-line colaborativa internacional com conteúdo aberto e gratuito. Referido pela Forbes Magazine como “uma celebridade da web", é graduado em finanças na Universidade de Auburn e mestre em finanças pela Universidade do Alabama. Chegou a cursar um doutorado na área, mas desistiu para ocupar o cargo de diretor de pesquisa em uma empresa em Chicago.

Em 2001, juntamente com Larry Sanger e outros, fundou a Wikipedia. O projeto, que é o quinto site mais popular do mundo, possui mais de 30 milhões de artigos, escritos por voluntários, em 280 idiomas. Quase todos os verbetes do site podem ser editados por usuários com acesso à internet. A Wikipedia também se afasta do estilo tradicional das enciclopédias, com uma grande presença de conteúdo não acadêmico. Conforme o portal cresceu, Wales se tornou seu promotor e porta-voz.

Atualmente, faz parte do conselho de curadores da Fundação Wikimedia, organização beneficente sem fins lucrativos criada para operar a Wikipedia e outros projetos. Em 2004, cofundou a Wikia, serviço de hospedagem gratuita na web.

Jimmy Wales foi eleito, em 2006, uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, e figurou no terceiro lugar da lista Agenda Setters 2009, com os 50 indivíduos mais influentes do mundo tecnológico. Também em 2009, recebeu uma premiação da Fundação Nokia por suas contribuições para a evolução da web como uma plataforma participativa e democrática.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas