Voltar para conferencistas

Mario Vargas Llosa

Escritor

Vargas Llosa é jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário, reconhecido como um dos mais importantes escritores da atualidade. Graduado em Direito e Letras pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em Lima, lecionou em diversas universidades norte-americanas e europeias. Politicamente engajado, em 1990 candidatou-se à Presidência do Peru, perdendo a eleição para Alberto Fujimori.

Fez sua estreia na literatura, em 1963, com A cidade e os cachorros. Seu terceiro romance, Conversa no Catedral, publicado em 1969, narra as fases da sociedade peruana sob a ditadura de Manuel Odria na década de 1950. Lançado em 2006, Travessuras da menina má é seu livro mais conhecido. Com tons autobiográficos, conta a história de uma paixão arrebatadora e traça um panorama das transformações sociais e políticas ocorridas na Europa e na América Latina ao longo de 40 anos.

Desde 1990, é colunista do jornal El País, textos estes traduzidos e publicados em diversos veículos de comunicação pelo mundo. Na década de 1980, começou a escrever teatro e, em 2005, passou a interpretar alguns de seus personagens no palco. Em 2016, publicou Cinco esquinas, livro que se passa no final da ditadura de Fujimori e mostra como a imprensa do escândalo tem efeitos nefastos. Crítico dos regimes ditatoriais e do populismo demagógico, é defensor da democracia e da liberdade, e um exímio observador da história latino-americana recente.

O escritor já recebeu o Prêmio Nacional de Cultura do Peru, pela novela A casa verde, em 1967, o Prêmio Príncipe de Astúrias, em 1986, e o Prêmio Miguel de Cervantes, em 1994, entre outras importantes condecorações. Para ele, a cultura pode ser um experimento de reflexão, pensamento, sonho, paixão e poesia.

Mario Vargas Llosa foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, em 2010, por “sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre resistência, revolta e derrota individual". Na semana seguinte ao anúncio da premiação, subia ao palco do Fronteiras, em Porto Alegre, para proferir a conferência Em torno à Cultura, texto que serviu de base para a construção do seu ensaio A civilização do espetáculo, obra publicada em 2012 e que aborda a banalização das artes e da literatura.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas