Voltar para conferencistas

Peter Sloterdijk

Filósofo

Sloterdijk é um dos mais conhecidos e lidos filósofos na contemporaneidade, considerado um dos renovadores da filosofia atual. Estudou filosofia, filologia germânica e história nas Universidades de Munique e Hamburgo, tendo concluído seu mestrado sobre “O estruturalismo como hermenêutica política" e o doutorado com uma dissertação sobre “Literatura e organização sobre experiência de vida".

Seu livro Crítica da razão cínica, lançado em 1983, com mais de mil páginas, se tornou o maior best-seller alemão de filosofia desde a Segunda Guerra Mundial. Suas obras podem ser classificadas em três fases: o período inicial, nos anos 1980; o período intermediário, dos anos de 1990 a 2004, com a trilogia Esferas; e o atual período, iniciado em 2005, com livros como A loucura de Deus, Derrida, um egípcio e Ira e tempo. Sua mais recente publicação é Was geschah im 20. Jahrhundert?, livro de ensaios sobre a globalização que aborda também a questão da migração e da crise dos refugiados, descrevendo o século 20 como radical e surpreendente e analisando qual o caminho que a humanidade continua a percorrer no século 21.

No final de 2016, aposentou-se do cargo de reitor da Escola Superior de Design, em Karlsruhe. A instituição era conhecida pela diversidade do corpo docente, formado por designers e artistas de novas mídias, filósofos e sociólogos. Até 2012, ao lado do colega Rüdiger Safranski, apresentou o programa de televisão Das philosophische quartett, no qual abordava temas filosóficos e assuntos movimentados pela opinião pública. Atualmente, colabora frequentemente com artigos para conceituados jornais e revistas alemãs.

Peter Sloterdijk classifica o papel da filosofia no século atual como marginal. Assim como Friedrich Nietzsche, argumenta que os filósofos contemporâneos precisam pensar de forma perigosa e se permitirem ser sequestrados pelas hipercomplexidades da atualidade, possibilitando uma visão mais ampla do mundo, ao mesmo tempo ecológica e global.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas