O Projeto


Iniciativa cultural múltipla e consagrada, o Fronteiras do Pensamento há uma década realiza conferências internacionais que servem como plataforma para a criação de vários conteúdos, direcionados a diversos públicos e desenvolvidos em diferentes formatos.

O Fronteiras Educação é o módulo educacional do projeto, e consiste num espaço para dialogar com a Geração Z e os seus professores. Por meio de fascículos e de aulas especiais, promove bate-papos sobre alguns temas-chave essenciais para compreender o mundo atual e os seus desafios. O objetivo é debater os paradigmas, os problemas e as possibilidades da sociedade, apontando para avanços no futuro e construindo uma realidade onde todos tenham sua dignidade reconhecida, com mais solidariedade, tolerância e sustentabilidade.

Os encontros, que ocorrem no Salão de Atos da UFRGS, destinam-se aos alunos da rede municipal de ensino de Porto Alegre, a partir da sexta série do ensino fundamental. Com linguagem e recursos apropriados à idade e à visão de mundo do público em questão, as aulas têm duração de duas horas e contam com a participação de professores e convidados especialistas. Os alunos e professores presentes a cada encontro também recebem fascículos didáticos, que trabalham cada uma das temáticas propostas, revisados por consultores acadêmicos de renome e com moderna editoração gráfica.

O Fronteiras Educação – Diálogos com a geração Z é realizado há oito anos e, na edição 2017, tem o patrocínio da Braskem e a parceria institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

Conheça os fascículos do projeto aqui.