Voltar para Notícias

"Avanços tecnológicos tocam a natureza interna dos seres humanos", diz António Damásio

Durante a conferência Technology, Science and the Human, que aconteceu no dia 23, em Lisboa, António Damásio realçou os benefícios trazidos pela evolução tecnológica e científica, principalmente na saúde, mas defendeu que não podem ser esquecidas cautelas relacionadas com as características dos seres humanos.

Damásio apontou os “desenvolvimentos fascinantes" que permitem prolongar capacidades, como a visão e a audição, nos casos dos óculos ou dos aparelhos auditivos, ou ter tratamentos para doenças graves, como o câncer.

Sublinhou ainda que, atualmente, se registra “uma escala inédita na neurobiologia e na medicina", com avanços que “tocam a natureza interna dos seres humanos", já que se relacionam com funções da mente e podem interferir com a tomada de decisão, referindo a inteligência artificial, a robótica e a automação.

Os avanços na tecnologia e na ciência têm como ponto de partida a procura, pelos seres humanos, da felicidade, do bem-estar e do prazer, mas também a necessidade de ultrapassar a doença e a dor, e, neste âmbito, “os sentimentos têm um valor muito importante", concluiu.

* * *

Vencedor do Prêmio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica, António Damásio esteve no Fronteiras do Pensamento 2013, para abordar a relação entre as conexões cerebrais e sociais, além da importância de se pensar sobre os sentimentos e sobre como eles impactam o próprio pensamento. Assista abaixo à entrevista exclusiva concedida pelo neurocientista ao Fronteiras do Pensamento.