Fronteiras do Pensamento lança temporada 2016

Postado em mar. de 2016

Cultura

Fronteiras do Pensamento lança temporada 2016

Ciclo de conferências traz como tema “A grande virada”, discutindo as revoluções coletivas e individuais que podem promover a grande virada contemporânea.


Compartilhe:


Migrações em massa, tempo acelerado, rupturas culturais, avanços tecnológicos, economia do compartilhamento e uma ideia de fronteira que parece cada vez mais obsoleta. Neste cenário, quais seriam as revoluções individuais e coletivas que podem promover a grande virada contemporânea?

Ao longo da última década, o Fronteiras do Pensamento trouxe aos seus palcos uma intensa investigação sobre os mais diversos temas, repensando o próprio pensamento frente às questões contemporâneas. Nesta temporada, o ciclo de conferências avança na discussão, sob o tema A grande virada, buscando compreender os primeiros passos das sociedades que estão renascendo, se reinventando e se reconstruindo. Trazendo à luz quem é este novo homem sem fronteiras que cruza países, culturas e tempos, fazendo dos abismos de ontem as pontes que hoje precisamos atravessar.

“O Fronteiras do Pensamento terá, em 2016, um sentido indisfarçavelmente otimista. A visão do mundo como 'potência'. Do Brasil que, indiscutivelmente, precisa de uma grande virada. Do plano por vezes misterioso de nossa própria vida. Cada um de nós. Nossas pequenas revoluções. Nossa disposição de migrar. De arriscar um pouco mais em um mundo que percebemos mais excitante, mais pleno de informação e de oportunidades", explica o curador, Fernando Schüler.

Para refletir sobre este contexto convidamos pensadores de destaque no cenário internacional nas áreas da cultura, sustentabilidade, política, literatura, psicanálise, filosofia, história e urbanismo. Conheça os nomes dos conferencistas de cada cidade:

SÃO PAULO: Mario Vargas Llosa, Mary Robinson, Francis Fukuyama, Valter Hugo Mãe, Elisabeth Roudinesco, Peter Sloterdijk, Ian McEwan e Jan Gehl apresentam suas ideias nas conferências que ocorrem no Teatro Cetip - Complexo Ohtake Cultural, entre maio e novembro. 

PORTO ALEGRE: Mario Vargas Llosa, Pierre Lévy, Michel Houellebecq, Elisabeth Roudinesco, Peter Sloterdijk, Ian McEwan, Henry Louis Gates Jr. e Jan Gehl sobem ao palco do Salão de Atos da UFRGS. A abertura do Fronteiras em Porto Alegre ocorre, com a conferência do Prêmio Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa. 

Mais informações na Central de Relacionamento Fronteiras 4020.2050.


Siga o Fronteiras do Pensamento nas mídias digitais para acompanhar as novidades

Facebook | YouTube | Twitter | Instagram | Flickr

Compartilhe: