Fronteiras Educação trata de tolerância, convivência e liberdade de expressão na UFRGS

Postado em out. de 2016

Educação | Cultura

Fronteiras Educação trata de tolerância, convivência e liberdade de expressão na UFRGS

Primeiro encontro do Fronteiras Educação 2016 leva aos jovens as ideias de nomes como Zygmunt Bauman, Edgar Morin, Mary Robinson e Richard Sennett. Vagas esgotadas.


Compartilhe:


O primeiro encontro do Fronteiras Educação - Diálogos com a Geração Z traz reflexões sobre o que é tolerância, como respeitar as diferenças, como valorizar a convivência e as maneiras de proteger a liberdade de expressão, com a participação e o depoimento do jornalista Rodrigo Lopes. O evento ocorre nesta terça, dia 18 de outubro, às 9h, no Salão de Atos da UFRGS, com mediação do escritor Fabricio Carpinejar e da professora Joana Bosak, e destina-se a alunos das escolas públicas do município de Porto Alegre. As vagas estão esgotadas.

O Fronteiras Educação, já em seu sétimo ano, foi reconhecido com a Medalha Cidade de Porto Alegre, por propiciar a 1.200 jovens a cada encontro de participarem ativamente dos mesmos debates apresentados ao “público adulto" nas conferências do Fronteiras do Pensamento. Tal iniciativa já promoveu 25 grandes aulas para mais de 30 mil estudantes.

Tolerância, liberdade e convivência

Nos últimos dois anos, fomos alertados para a presença da intolerância em muitos acontecimentos: atentados em diversos países, guerras civis, movimento migratório pelo mundo, fronteiras fechadas para os refugiados, casos de preconceito e violência no Brasil e ataques à liberdade de expressão. Mais do que nunca, vemos que as respostas violentas e intolerantes resultam de uma indisposição ao pensamento e à convivência. Tornando-se imprescindível debater sobre os preceitos de liberdade, ética e moral principalmente na escola.

Neste primeiro fascículo, intitulado Tolerância, liberdade e convivência, estão presentes as ideias de pensadores como Zygmunt Bauman, que fala sobre o valor da tolerância, Richard Sennett, que aborda a importância da igualdade e da interatividade, Mary Robinson, que defende a abertura das fronteiras para os refugiados no mundo todo, e Edgar Morin, que fornece lições valiosas sobre a nossa existência.

Compartilhe: