Voltar para Notícias

Graça Machel fica em ranking de 100 pessoas com melhor reputação do mundo

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ativista pelos direitos humanos moçambicana Graça Machel conquistou mais um reconhecimento público por seu trabalho de capacitação a mulheres e crianças em seu país. Seu nome é o 36º colocado na lista das 100 pessoas mais respeitáveis do mundo, da empresa de consultoria sul-africana Reputation Poll. Ela ganhou destaque por sua colocação apenas uma semana após ter recebido o prêmio Diamonds Do Good, da Diamond Empowerment Fund. O ranking conta com nomes que vão de Papa Francisco e Dalai Lama, passando por personalidades políticas como Barack e Michelle Obama, até figuras da cultura pop como Beyonce e Jay-Z.  

A lista busca destacar pessoas de grande reputação nos setores de política, entretenimento, esporte, liderança e educação, para reconhecer e estimular o trabalho feito por estas pessoas em seus respectivos setores. Esta é a primeira lista publicada pela Reputation Poll, e envolve pessoas de 37 países, sendo 72 homens, 25 mulheres e três casais, de idades entre 19 e 98 anos.  

Graça Machel é conferencista da série especial do Fronteiras do Pensamento em Salvador. Garanta sua presença nas três conferências do ciclo!

A ativista moçambicana foi duas vezes primeira-dama de países africanos - entre 1976 e 1986, foi esposa do presidente de Moçambique Samora Machel, e em 1998 casou-se com Nelson Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul. Apesar da visibilidade que ganhou como primeira-dama dos dois países, Machel consolidou sua reputação pelo trabalho humanitário em defesa dos direitos de mulheres e crianças na África, e do desenvolvimento sustentável e equitativo do continente.