Voltar para Notícias

Graça Machel recebe prêmio "Diamonds Do Good" por luta social na África

Foto: The Elders
Foto: The Elders

Graça Machel foi contemplada no último dia 4 com o prêmio humanitário Diamonds Do Good, do Diamond Empowerment Fund. A ativista recebeu o prêmio por sua atuação em defesa dos direitos das mulheres e crianças no continente africano.

Machel se envolveu na fundação de diversos projetos de grandes repercussões sociais na África. Entre eles, a Graça Machel Trust, uma organização de advogados que trabalham em prol da saúde e educação de crianças e empoderamento econômico e liderança de mulheres; e a Women in Media Network (Rede Mulheres na Mídia), coletivo de jornalistas de diversos países africanos que buscam romper as representações distorcidas de mulheres e crianças do continente na imprensa.

Graça Machel é conferencista da série especial do Fronteiras do Pensamento em Salvador. Garanta já sua participação, adquirindo o pacote de ingressos para as três conferências!

“Estou incrivelmente honrada em representar as milhões de mentes, corações e mãos que plantaram sementes ao longo dos anos para empoderar mulheres e crianças da África. Recebo graciosamente este prêmio em nome daqueles que trabalharam incansavelmente comigo para acelerar a mudança social”, declarou Machel à página oficial do Diamonds Do Good.

A história de Graça Machel na luta por direitos humanos na África está ligada ao seu envolvimento com a política do continente. Como primeira dama de dois países africanos - em Moçambique, foi esposa do presidente Samora Machel, e na África do Sul, esposa do presidente Nelson Mandela -, a moçambicana já desenvolvia um papel social importante. A própria fundação do Diamond Empowerment Fund, em 2007, foi inspirada pelo contato dos mentores da organização com Machel e Mandela.

Benjamin Chavis, co-fundador do Diamond Empowerment Fund, declarou a um portal de notícias moçambicano: “Mais do que qualquer outro líder de luta da liberdade na África hoje, Graça Machel, a viúva de Nelson Mandela, está realizando uma tremenda tarefa de capacitar as mulheres da África a assumirem o devido lugar como líderes de negócios, economia e governo”.

O Diamond Empowerment Fund é uma organização global não lucrativa que busca apoiar iniciativas de desenvolvimento e capacitação social em comunidades do mundo inteiro. A fundação é sustentada pela indústria internacional de diamantes.