Voltar para Notícias

Obra de Tom Wolfe será transformada em série de televisão

Crédito: NASA | Unsplash
Crédito: NASA | Unsplash

O ator Leonardo DiCaprio está trabalhando com a National Geographic em uma série baseada no livro Os Eleitos, que fala dos pilotos envolvidos nas várias fases do primeiro programa espacial norte-americano.

O jornalista e escritor norte-americano Tom Wolfe é autor de best-sellers como Um homem por inteiro, A fogueira das vaidades e Os eleitos, obra que será adaptada pelo canal National Geographic em uma série produzida por Leonardo DiCaprio, ainda sem data para estrear.

Wolfe foi conferencista da temporada 2009 do Fronteiras em Porto Alegre e Salvador. A temporada 2017 do Fronteiras Braskem do Pensamento em Salvador trará ainda esse ano a ensaísta e crítica cultural norte-americana Camille Paglia e a ativista e política moçambicana Graça Machel.

Adquira seus ingressos para as próximas conferências e garanta sua presença!

***

Em 1972, Jann Wenner, fundador e editor da revista Rolling Stone, atribuiu a Tom Wolfe a cobertura da última missão da NASA à Lua a bordo da Apollo 17. O jornalista, invadido por uma sensação que mais tarde descreveria como “simples curiosidade”, quis saber o que levaria um homem a “sentar-se no topo de um foguete gigante e a esperar que alguém lhe ateasse fogo”. Então deu início a uma investigação jornalística que viria a culminar no livro The Right Stuff (1979) - Os Eleitos na edição brasileira, a história dos pilotos envolvidos nas diferentes etapas do Mercury Project, o primeiro programa de exploração espacial dos Estados Unidos. Leonardo DiCaprio e a National Geographic vão estar a cargo da adaptação televisiva do clássico da não-ficção norte-americana, que terá também produção executiva de Jennifer Davisson, segundo informou a imprensa especializada.

A National Geographic e a Appian Way, produtora de Leonardo DiCaprio, colaboraram anteriormente no documentário Before The Flood (2016) e juntam-se novamente para trabalhar pela primeira vez numa série dramática original. "[Na história de Os Eleitos] estamos olhando para uma época em que toda a rotina, as dificuldades e as tribulações destes homens eram escrutinados pelo público",

A série, que segundo Monroe “nos permitirá espreitar as mentes e os objetivos destes astronautas que ambicionavam a exploração e a aventura durante a corrida especial dos anos 1950”, terá argumento de Will Staples, que servirá também como produtor executivo da série. De acordo com a Hollywood Reporter, “pretende-se que esta seja uma série dramática com várias temporadas”. Os Eleitos se passará em 1958 e focará a vida dos astronautas e das suas famílias à medida que os primeiros partem do Deserto de Mojave para o espaço, “abordando o seu instantâneo estatuto de celebridade e, eventualmente em futuras temporadas, a chegada do Homem à Lua”.

O livro de Tom Wolfe, que foi anteriormente adaptado ao cinema num filme de Philip Kaufman (1983), põe em contraste as histórias dos "Mercury Seven", o grupo de sete astronautas selecionados pela NASA para a pioneira exploração especial do século XX, com as realidades de pilotos como Chuck Yeager que, segundo o The Guardian, “era tido por muitos como o melhor da sua geração, mas nunca chegou a ser escolhido para viajar ao espaço enquanto astronauta”. O jornalista e escritor quis captar a exigência física e psicológica necessária ao trabalho dos astronautas e pilotos dos anos 1940 e 1950 e perceber o ethos por trás da coragem destes homens. “O heroísmo destes astronautas só rivalizava com o fascínio que o país tinha pelas suas histórias”, reitera Jennifer Davisson.

A National Geographic tem apostado na ficção original com séries como Genius, cuja primeira temporada retratava a vida de Albert Einstein e que se debruçará sobre Pablo Picasso na segunda temporada. O canal tem ainda em mãos a série The Long Road Home que, a partir do livro homónimo Martha Raddat, conta a história da emboscada sofrida pelas forças norte-americanas num bairro de Bagdad em 2004.

 Fonte: Público.pt