Susan Greenfield: benefícios da leitura

Postado em dez. de 2012

Educação | Ciência | Literatura | Cultura | Neurociência | Mulheres Inspiradoras

Susan Greenfield: benefícios da leitura

Pesquisas indicam novos benefícios da leitura para o cérebro. Susan Greenfield, neurocientista e conferencista do Fronteiras do Pensamento 2012 alerta para as noções de temporalidade e de contextualização geradas


Compartilhe:


São cada vez maiores as evidências de que ler faz bem à saúde. Estudos realizados por diferentes instituições de ensino superior revelam que os benefícios vão desde a memória e do aumento da plasticidade do cérebro à melhoria das relações interpessoais e da empatia, passando, até, pela redução da pressão arterial. Susan Greenfield, neurocientista, alerta para as noções de temporalidade e de contextualização geradas pela leitura. Greenfield tem avisado sobre os perigos da comunicação via tela no sentido da separação de fatos nunca interligados, em posts de blogs, mídias sociais ou até jogos eletrônicos, e sobre o processamento do cérebro em relação a isso, que tem encontrado dificuldade em conectar as informações assimiladas.

O debate acerca da importância da leitura ressurgiu graças a um estudo recente da Universidade da Califórnia, nos EUA, destinado à publicação na revista científica Archives of Neurology. A investigação em questão mostrou que o desenvolvimento de atividades que estimulam o cérebro, nomeadamente a leitura diária desde tenra idade, pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, inibindo a formação das placas amilóides, proteínas encontradas nos pacientes que sofrem do problema.

Os cientistas analisaram o cérebro de adultos saudáveis com idade igual ou superior a 60 anos e sem sinais de demências, concluindo que aqueles que levavam a cabo atividades como a leitura, o xadrez ou a escrita desde os seis anos de vida mostravam níveis muito baixos destas placas e, consequentemente, menor risco de desenvolver a doença.

As vantagens começam, aliás, a sentir-se desde os primeiros anos. Ouvida pelo diário britânico, a neurocientista Susan Greenfield salientou que a leitura ajuda a aumentar os níveis de concentração das crianças e a sua capacidade de pensar com clareza, o que tem impactos nas fases mais tardias da vida.

"As histórias têm um início, um meio e um fim, uma estrutura que encoraja os nossos cérebros a pensar em sequência, a associar causa, efeito e significado", explicou a especialista, acrescentando que esse facto justifica a importância de os pais lerem aos filhos e sublinhando que "quanto mais o fazemos, melhores nos tornamos" a nível cerebral.

Além disso, mais do que, por exemplo, um jogo de computador, a leitura ajuda a gerar empatia para com os outros e a melhorar as competências relacionais. "Num jogo podemos ter de salvar uma princesa, mas não queremos saber dela, só queremos ganhar. Mas, num livro, a princesa tem um passado, um presente e um futuro, tem relações e motivações. Podemos identificar-nos com ela", esclarece Greenfield.

Em 2009, dois outros estudos tinham já provado os efeitos positivos da leitura na saúde. Um grupo de investigadores norte-americanos mostrou, à data, que, ao ler, o nosso cérebro constrói as imagens, sons, cheiros e sabores descritos, fazendo com que sejam utilizadas as mesmas partes da sua estrutura usadas em experiências da vida real que, assim, são ativadas e criam novas ligações neuronais.

No mesmo ano, especialistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, concluíram ainda que ler durante apenas cinco minutos permite reduzir o stress em mais de dois terços, sendo mais benéfico do que, por exemplo, ouvir música ou dar um passeio. Este alívio da tensão está relacionado com a distração que advém da leitura, que relaxa os músculos e diminui a pressão arterial.

Acesse o estudo realizado pela Universidade de Berkeley (em inglês).

Compartilhe:


Susan Greenfield

Susan Greenfield

Cientista e professora

Cientista e professora britânica agraciada com o Michael Faraday Prize.
Ver Bio completa