Voltar para Programação

Alain Finkielkraut

Filósofo

Finkielkraut é filósofo francês e um dos mais polêmicos pensadores da França na atualidade. Formado em Literatura Moderna pela Escola Normal Superior de Fontenay-Saint-Cloud-Lyon, é ensaísta e apresentador de rádio. Ganhou popularidade ao lançar, em 1997, juntamente com o filósofo francês Pascal Bruckner, Le Nouveau Désordre amoureux, livro que critica o mito da revolução sexual surgida após 1968.

Desde 1985, apresenta o programa Répliques, na rádio France Culture. Atuando como mediador e com dois convidados de posicionamentos diferentes, traz reflexões sobre temas como judaísmo, nacionalismo, colonização, identidade, racismo, multiculturalismo, sistema educacional e outros assuntos polêmicos.

Foi professor na École Polytechnique e na Universidade da Califórnia. Classificado por muitos como neorreacionário, é criticado por suas opiniões e por seu ceticismo quanto ao progresso e aos direitos humanos. Seguindo a linha de diversos pensadores atuais, como o filósofo francês Michel Onfray, sinaliza a deteriorização do Ocidente através do multiculturalismo e do relativismo.

Alain Finkielkraut fundou, em 2010, a JCall, instituição sionista de esquerda que tenta influenciar o Parlamento Europeu em assuntos ligados ao Oriente Médio. É um forte apoiador de Israel e da solução de dois Estados para o conflito com a Palestina.

Galeria de Fotos

mais fotos

Voltar para Programação