Voltar para Programação

Calendário

  • São Paulo

    2017

    23

    agosto

  • Porto Alegre

    2017

    21

    agosto

Leonardo Padura

Escritor e jornalista

Padura é romancista, ensaísta e jornalista. Considerado um dos melhores autores de Cuba, escreveu roteiros para o cinema e atuou por 15 anos na área do jornalismo investigativo. Pós-graduado em Literatura Hispano-americana pela Universidade de Havana, se dedica exclusivamente à literatura desde 1995. Agraciado pelo governo espanhol com a dupla nacionalidade, prefere continuar vivendo na ilha onde nasceu.

Ganhou reconhecimento internacional com a série de romances policiais Estações Havana. A tetralogia, composta por Passado perfeito, Ventos de quaresma, Máscaras e Paisagem de outono, já foi traduzida para mais de 15 países e venceu prêmios internacionais, como o Dashiell Hammet, de melhor romance em língua espanhola, e o Café Gijón, além de ter sido adaptada para o cinema e a televisão.

Em 2011, publicou O homem que amava os cachorros, best-seller considerado a sua obra-prima e que narra o assassinato do revolucionário russo Leon Trotski, além de fazer críticas ao regime cubano. No Brasil, também lançou Hereges, que mistura romance histórico e noir para abordar a perseguição aos judeus.

Leonardo Padura acredita que o gênero policial permite abordar os maiores problemas da sociedade, como corrupção, repressão, erosão ideológica e pobreza. Pelo conjunto de sua obra, recebeu o Prêmio Princesa das Astúrias das Letras e o Prêmio Nacional de Literatura de Cuba.

Galeria de Fotos

mais fotos

Voltar para Programação