Voltar para Programação
COMPRE SEU PACOTE DE INGRESSOS

Calendário

  • São Paulo

    2017

    17

    maio

  • Porto Alegre

    2017

    15

    maio

Carlo Rovelli

Físico teórico

O italiano Carlo Rovelli é um dos pioneiros na pesquisa sobre gravidade quântica. Graduado em Física pela Universidade de Bolonha, com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Pádua, é professor na Universidade Aix-Marseille e diretor do grupo de pesquisa do Centro de Física Teórica de Luminy, em Marseille na França. Tornou-se conhecido ao publicar Sete breves lições de física, best-seller que explica o universo com textos e abordagem acessíveis.

Lançado em 2014 na Itália e publicado no Brasil em 2015, Sete breves lições de física foi traduzido para mais de 40 idiomas e alcançou milhões de exemplares vendidos. O livro é o resultado de sete artigos escritos para um jornal italiano, com o objetivo de apresentar, com simplicidade e clareza, as revoluções científicas que transformaram os séculos XX e XXI.

Foi um dos criadores da Teoria da Gravidade Quântica em Loop, também conhecida como gravidade em loop. É uma teoria de espaço-tempo que propõe reconciliar as incompatibilidades teóricas da Mecânica Quântica e da Relatividade Geral. Por seus estudos, foi agraciado com honrarias internacionais na área científica. É membro da Academia Internacional de Filosofia das Ciências.

Carlo Rovelli defende que a compreensão humana sobre a realidade mudou ao longo dos séculos. Em seu mais recente livro, A realidade não é o que parece, lançado em 2017 no Brasil, ele descreve o desenvolvimento da física através dos tempos, projetando um mundo novo, com buracos negros esperando para explodir, um espaço-tempo feito de grãos e onde o infinito não existe.

Galeria de Fotos

mais fotos

Voltar para Programação