Voltar para Programação

Jan Gehl

Arquiteto

Gehl construiu a sua carreira com base no princípio da melhora da qualidade de vida urbana através da reorientação do planejamento das cidades em favor de pedestres e ciclistas. Com graduação e mestrado em arquitetura pela Academia Real de Belas Artes da Dinamarca, é um reconhecido consultor e criador de projetos que transformam o cenário urbano em cidades mais habitáveis.

Junto com sua mulher, a psicóloga Ingrid Mundt, organizava reuniões semanais com outros colegas para discutir sociologia, psicologia, arquitetura e planejamento. Estes encontros foram o primeiro passo do que mais tarde se tornaria o seu principal objetivo: como criar cidades melhores para as pessoas. Em 1971, publicou o livro Life between buildings, em que estuda o comportamento das pessoas nos espaços públicos e utiliza a Strøget, a primeira rua de pedestres de Copenhague, como um laboratório. Seu trabalho também foi influenciado pela urbanista norte-americana Jane Jacobs, que chamou a atenção para a importância da escala humana. No conceituado Cidades para pessoas, lançado em 2010, aborda questões fundamentais como mobilidade, sustentabilidade e segurança.

Em 2000, fundou o Gehl Architects, empresa que realiza consultorias para humanizar os espaços públicos, com trânsito compartilhado, ciclovias e revitalização dos centros. É um dos escritórios mais requisitados do mundo, tendo executado projetos para cidades como São Francisco, Melbourne, Sidney, Nova York, Moscou, Istambul, Cidade do México, São Paulo e Rio de Janeiro.

Jan Gehl defende que o planejamento urbano é uma plataforma para as pessoas serem felizes. Responsável por mudar a cidade de Copenhague a partir da década de 1960, transformando a cidade de amigável para os carros para confortável para os pedestres, tornando-se referência mundial em planejamento urbano. É membro honorário do Instituto Norte-americano de Arquitetos e associado sênior do Conselho Design Futures, além de ter sido agraciado com várias premiações, como a Medalha Príncipe Eugen e o Prêmio NYC.

Galeria de Fotos

mais fotos

Voltar para Programação