Voltar para Programação
COMPRE SEU PACOTE DE INGRESSOS

Calendário

  • São Paulo

    2017

    06

    dezembro

  • Porto Alegre

    2017

    04

    dezembro

Martha C. Nussbaum

Filósofa

Nussbaum é uma influente intelectual nos Estados Unidos. Graduada em Teatro e Clássicos na Universidade de Nova York, seguiu seus estudos até o pós-doutorado na Universidade de Harvard, onde foi a primeira mulher a conquistar a distinção de Junior Fellowship. Seu trabalho é reconhecido por reunir estudos dos clássicos, da antropologia, da psicanálise e da sociologia, na busca por eudaimonia, palavra originada do grego que representa uma vida plena e próspera.

Foi professora em Harvard até a década de 1980 e, depois, integrou o quadro docente da Universidade Brown até 1995. De 1986 a 1993, foi conselheira de pesquisa do Instituto Mundial de Pesquisa em Economia do Desenvolvimento, órgão da ONU fundado pelo Prêmio Nobel de Economia Amartya Sen.A partir desta experiência e de várias viagens à Índia, inspirou-se a estudar os temas da justiça social e dos direitos humanos.

Em 2004, juntamente com Sen, fundou a Associação para o Desenvolvimento e Capacidade Humanos. Atualmente, é professora de Lei e Ética na Universidade de Chicago. Possui três livros editados no Brasil: A fragilidade da bondade, Sem fins lucrativos e Fronteiras da justiça.

Martha C. Nussbaum acredita que ser um humano significa estar aberto ao mundo e ter a habilidade de confiar em questões além do nosso controle. Ela é membro da Academia Norte-americana de Artes e Ciências e da Sociedade Filosófica Norte-americana. Entre as consagrações recebidas estão o Prêmio Kyoto e a Dotação Nacional para as Humanidades, honra concedida pelo governo dos Estados Unidos.

Galeria de Fotos

mais fotos

Voltar para Programação