Voltar para vídeos
0 visualizações
Richard Sennett
A divergência entre Sennett e urbanistas

Sociólogo defende que, acima do valor arquitetônico das cidades, está a capacidade da adaptação urbana para os novos tempos. Segundo Sennett, a “sacralização” de determinadas edificações apenas por seu tempo de existência pode levar à ineficiência urbana nos mais diferentes graus.

Repensar determinadas construções de acordo com a mudança climática e com as novas tecnologias pode ser um fator determinante para o futuro da vida nas cidades.

Richard Sennett é considerado um dos maiores intelectuais em sociologia urbana na atualidade. Ph.D. em História da Civilização Americana pela Universidade de Harvard, seu trabalho une sociologia, história, antropologia e psicologia social.

Aluno da filósofa alemã Hannah Arendt e com influências do filósofo francês Michel Foucault, seus estudos analisam a vida dos trabalhadores no meio urbano e questões ligadas à arquitetura das cidades. Sennett esteve no Fronteiras do Pensamento em 2015, para um debate especial com sua esposa, a também socióloga Saskia Sassen.

Fronteiras do Pensamento | Produção Telos Cultural | Produção Audiovisual Okna Produções | Tradução Francesco Settineri e Marina Waquil