Voltar para vídeos
0 visualizações
Deirdre McCloskey
Momento Fronteiras – Deirdre McCloskey

Defender o acesso de um maior número de pessoas a direitos básicos é um valor humano essencial. A erradicação da fome, a redução da pobreza e do desemprego são defendidos por pessoas das mais diversas vertentes ideológicas. Para lutar por essas causas, no entanto, é preciso olhar para o passado. Foi o que fez a economista norte-americana Deirdre McCloskey no decorrer de sua obra.

Na sexta conferência da temporada 2017 do Fronteiras do Pensamento, McCloskey resgatou a História dos últimos duzentos anos para explicar as causas do grande enriquecimento da sociedade neste período. Para ela, tudo gira em torno da liberdade.
 
A economista defendeu o fim das hierarquias e a abertura para a inovação, e contestou a visão do grande enriquecimento como oriundo da exploração dos trabalhadores. Conforme McCloskey, o crescimento dos países se dará através do liberalismo.

Fronteiras do Pensamento | Roteiro Luciana Thomé | Produção Audiovisual Pedro Caldas | Locução Rita Zart | Tradução Marina Waquil e Francesco Settineri