Voltar para vídeos
0 visualizações
Suzana Herculano-Houzel
O diferencial da espécie humana

Neurocientista brasileira explica uma das descobertas que a tornaram mundialmente reconhecida, o diferencial do cérebro humano com relação aos outros primatas e demais mamíferos.

A quantidade de neurônios que o cérebro humano tem exigiria que nossa espécie passasse mais de 9h por dia se alimentando para dar conta de tamanho gasto energético. Um tempo precioso que foi poupado graças à eficiência da solução encontrada por nossos ancestrais. Entenda o que torna nosso cérebro tão eficaz neste vídeo com Suzana Herculano-Houzel.

Autora de vários livros de divulgação científica sobre neurociência, Herculano-Houzel ganhou destaque internacional com sua pesquisa sobre o número de neurônios que o cérebro humano possui. A neurocientista sugere que foi a invenção do cozimento pelos nossos antepassados que permitiu aos seres humanos desenvolverem o maior cérebro dos primatas, pois o alimento cozido produz mais energia metabólica.

Suzana Herculano-Houzel foi conferencista do Fronteiras do Pensamento 2015.

Assista a mais vídeos em WWW.FRONTEIRAS.COM

Fronteiras do Pensamento | Edição Karina Roman | Finalização Marcelo Allgayer | Tradução Marina Waquil e Francesco Settineri