Voltar para pensadores

André Comte-Sponville

Filósofo

Considerado um dos mais importantes filósofos contemporâneos, André Comte-Sponville é mundialmente reconhecido pela obra O espírito do ateísmo. Doutor em Filosofia pela Universidade de Sorbonne onde lecionou por muitos anos, ganhou destaque por falar sobre as complexidades da filosofia e abordar em seus livros os temas do humanismo, do ateísmo e do materialismo.

Também é autor de Pequeno tratado das grandes virtudes, O capitalismo é moral?, A felicidade, desesperadamente, O espírito do ateísmo e Viver, entre outros títulos publicados em mais de 20 países. Além do sucesso editorial, produziu artigos para revistas das áreas de saúde, direito, filosofia e religião. Atualmente, dedica-se a escrever e proferir palestras fora do circuito universitário. Em 2015, um livro de memórias em formato de entrevista resgatou toda a sua trajetória, que já contava com mais de 7 mil páginas escritas em dezenas de livros.

A sua filosofia é caracterizada pelo resgate dos clássicos e o enfoque da filosofia mais atual: Epicuro e Platão contra Descartes, Leibniz, Spinoza, Kant e Marx. Filósofos que, mesmo distantes no tempo, estão unidos pelos mesmos temas. E o embate entre essas gerações distintas é o que caracteriza a própria filosofia de Comte-Sponville.

Sua tese de doutorado abordou os elementos para uma sabedoria materialista. Comte-Sponville foi aluno do filósofo francês e marxista Louis Althusser e menciona, frequentemente, a influência dos franceses Michel de Montaigne e Blaise Pascal em seu trabalho. Foi membro 

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para pensadores