Voltar para pensadores

Anne Applebaum

Escritora e jornalista

Anne Applebaum é conferencista da Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamendo. Clique aqui e garanta a sua inscrição.

Uma das mais influentes jornalistas da atualidade, Anne Applebaum edita a revista The Economist e foi membro do conselho editorial do The Washington Post e da revista Slate. Formada na Universidade de Yale e na London School of Economics, possui mestrado em Relações Internacionais. Foi incluída na lista Prospect dos 50 maiores pensadores da era Covid-19.

Em 1988, mudou-se para Varsóvia na Polônia para atuar como correspondente da The Economist, fornecendo a cobertura de importantes transições sociais e políticas na Europa do Leste, antes e depois da queda do Muro de Berlim. Escreveu reportagens e livros sobre o comunismo e o desenvolvimento da sociedade civil na Europa Oriental e Central. 

Em 1992, recebeu o Prêmio Charles Douglas-Home Memorial Trust. Seu primeiro livro, Entre o Oriente e o Ocidente, é um relato de viagem e foi premiado com o prêmio Adolph Bentinck em 1996. Em 2004, recebeu o Prêmio Pulitzer pela publicação de Gulag – A history, obra de não ficção que oferece o primeiro retrato documentado do Gulag, desde suas origens na Revolução Russa, passando por sua expansão sob Josef Stalin, até seu colapso na era da Glasnost.

Também é autora de Cortina de ferro e A fome vermelha: A guerra de Stalin na Ucrânia. Seu livro mais recente publicado no Brasil é O crepúsculo da democracia: Como o autoritarismo seduz e as amizades são desfeitas em nome da política, no qual fala sobre o alarme das tendências antidemocráticas no Ocidente e expõe o magnetismo do nacionalismo e da autocracia. Applebaum ressalta que sistemas políticos com crenças radicalmente simples são por natureza atraentes, sobretudo quando beneficiam os que são leais a eles e excluem todos os demais.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para pensadores