Voltar para conferencistas

Conferências

  • 2019 | Salvador
    Debate Especial com Lilia Schwarcz

Calendário

  • Salvador

    2019

    01

    outubro

COMPRE SEU PACOTE DE INGRESSOS
COMPRE SEU PACOTE DE INGRESSOS

Djamila Ribeiro

Filósofa e escritora brasileira

Djamila é uma reconhecida ativista dos movimentos feminista e negro. Filósofa e acadêmica, tornou-se militante graças à influência do pai. O feminismo entrou em sua vida aos 19 anos, quando conheceu a ONG Casa da Cultura da Mulher Negra, em Santos, onde trabalhou por cerca de quatro anos. Atualmente, é um dos principais nomes do movimento no Brasil. 

Pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo na gestão de Fernando Haddad. Presença ativa nas redes sociais, possui mais de 400 mil seguidores no Instagram e participa de debates sobre os movimentos das mulheres e a luta por diversidade. 

Em 2019, foi convidada pelo governo francês a participar do programa Personalidades do Amanhã, projeto que escolhe um representante por país da América Latina e Caribe por sua projeção atual e impacto no futuro. Na televisão, participou do programa Saia Justa, do canal a cabo GNT, e conduziu um programa de entrevistas no Canal Futura. Também ministrou aulas de feminismo para um grupo de atrizes e diretoras da TV Globo na casa de Camila Pitanga, no Rio de Janeiro, além de prestar consultoria especializada para programas da emissora, como Amor & Sexo, de Fernanda Lima. 

Para Djamila Ribeiro, o empoderamento dos movimentos negro e feminista é resultado de um trabalho histórico, que vai ganhando mais relevância à medida que as pessoas adquirem mais consciência social. É autora dos livros Quem tem medo do feminismo negro e O que é lugar de fala, que vendeu 50 mil exemplares. Seus textos ressaltam os terríveis efeitos do racismo e por que esta é uma preocupação de toda a sociedade.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas