Voltar para pensadores

Jared Diamond

Biólogo evolucionário

Jared Diamond é conferencista da Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamento. Clique aqui e garanta a sua inscrição.

Conhecido internacionalmente por seus livros de divulgação científica, Jared Diamond é geógrafo, historiador e biólogo evolucionário. Em 1998, venceu o Prêmio Pulitzer com Armas, germes e aço. O livro demonstra como o destino dos europeus, nativos americanos, africanos, asiáticos e australianos foi moldado por fatores geográficos e ambientais, e não por questões étnicas ou particularidades referentes a inteligência e aptidões.

A trilogia ficou completa com a publicação de Colapso, que aborda como as sociedades escolhem o fracasso ou sucesso, e Reviravolta, publicado no Brasil em 2019 e que revela de que maneira as nações bem-sucedidas se recuperam de crises ao adotar mudanças seletivas – um mecanismo de enfrentamento mais comumente associado a indivíduos que se recuperam de crises pessoais.

É membro da Academia Americana de Artes e Ciências e diretor regional nos EUA do World Wide Fund for Nature (WWF International). Foi agraciado com o Prêmio Tyler de Reconhecimento Ambiental e o Prêmio da Sociedade Real para Livros de Ciências, entre outras honrarias. Segundo Diamond, alguns países se desenvolveram mais rapidamente do que outros e foram capazes de se expandir e conquistar grande parte do mundo por causa da sorte geográfica e da produção de alimentos.

Depois de se formar na Universidade de Cambridge, atuou como Junior Fellow na Universidade de Harvard até 1965 e, em 1968, tornou-se professor de fisiologia na UCLA Medical School. Aos 20 anos, desenvolveu uma segunda carreira paralela em ornitologia e ecologia, especializando-se na Nova Guiné e nas ilhas vizinhas, locais que começou a visitar em 1964. Mais tarde, na casa dos 50 anos, desenvolveu uma terceira carreira em história ambiental e se tornou professor de geografia na Universidade da Califórnia, seu trabalho atual.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para pensadores