Voltar para conferencistas

Joshua Greene

Psicólogo, neurocientista e filósofo

Greene é reconhecido por seu trabalho sobre como a racionalidade e a emoção afetam a tomada de decisão moral. Professor de psicologia, é membro do Center for Brain Science e diretor do Greene Lab na Universidade de Harvard. Suas pesquisas envolvem as áreas de intersecção entre a filosofia, a psicologia e a neurociência.

Autor do livro Moral tribes: emotion, reason, and the gap between us and them, ele e seus colegas sugerem que os julgamentos morais são determinados tanto por respostas automáticas e emocionais quanto por soluções controladas pelo raciocínio consciente. Além disso, ele alia a teoria do julgamento dual à psicologia evolutiva e à neurociência, para explorar como as intuições éticas se manifestam na contemporaneidade. Ou seja, enquanto o mundo moderno obriga a convivência de diferentes grupos e culturas em um mesmo espaço, as linhas morais que nos separam se tornam mais salientes e desafiadoras.  

Em 2012, venceu o Prêmio Stanton da Sociedade de Filosofia e Psicologia, e, em 2013, foi agraciado com o Prêmio de Harvard Roslyn Abramson, por sua excelência no ensino. 

Joshua Greene analisa que os maiores problemas sociais – guerras, terrorismo, destruição do meio ambiente – surgem da nossa tendência de aplicar o “senso comum” aos problemas da vida moderna. E acredita que a psicologia e a neurociência podem ajudar a arbitrar o debate metaético entre realismo (ou objetivismo) e subjetivismo moral.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas