Voltar para conferencistas

Conferências

  • 2019 | Salvador
    Debate Especial com Djamila Ribeiro

Calendário

  • Salvador

    2019

    01

    outubro

COMPRE SEU PACOTE DE INGRESSOS
COMPRE SEU PACOTE DE INGRESSOS

Lilia Schwarcz

Historiadora e escritora brasileira

Lilia é uma das mais renomadas historiadoras do Brasil. Professora titular no Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e Global Scholar na Universidade de Princeton desde 2015, atua como curadora adjunta para histórias e narrativas no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e é colunista do jornal Nexo

É autora de, entre outros livros, As barbas do imperador (Prêmio Jabuti/Livro do Ano), O sol do Brasil (Prêmio Jabuti/Biografia) e Brasil: uma biografia (com Heloisa Murgel Starling, e indicado ao prêmio Jabuti/Ciências Humanas). Também é fundadora da editora Companhia das Letras junto com Luiz Schwarcz. Seu livro mais recente é Sobre o autoritarismo, lançado em 2019. 

Foi Visiting Professor em Oxford, Leiden, Brown e Columbia. Em 2007 obteve a John Simon Guggenheim Foundation Fellow e, em 2010, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional. Apresentou, junto com o ator Dan Stulbach, em 2017, a minissérie Era uma Vez uma História, da Band. O programa apresenta, em quatro capítulos, eventos históricos desde a transferência da corte portuguesa até a abolição da escravatura no Brasil. 

Lilia Schwarcz afirma que o País vive hoje uma recriação do racismo estrutural. Em 2018, a pesquisadora criou um canal no YouTube para discutir os assuntos que a transformaram em uma das maiores intelectuais brasileiras: questões raciais e história do Brasil.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas