Voltar para pensadores

Margaret Atwood

Escritora

Margaret Atwood é conferencista da Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamendo. Clique aqui e garanta a sua inscrição.

Com uma extensa obra publicada, Margaret Atwood é uma das mais relevantes autoras da atualidade. Romancista, poeta, contista, ensaísta e crítica literária, lançou seu primeiro livro de poemas em 1969. Muitos dos seus textos são inspirados nos contos de fadas europeus e na mitologia euro-asiática.

Um dos seus livros de maior sucesso é O conto da aia, publicado em 1985, que já vendeu milhões de cópias no mundo todo e inspirou a série homônima de televisão. O livro é situado num futuro próximo na Nova Inglaterra e apresenta uma teonomia totalitária fundamentalista cristã que derrubou o governo dos Estados Unidos.

O conto da aia recebeu o Prêmio Arthur C. Clarke em 1987 e foi nomeado aos prêmios Nebula e Prometheus, todos de ficção científica. A autora, no entanto, gosta de classificar o romance como uma ficção especulativa ou “ficção científica social”. Atwood foi agraciada com o Prêmio Príncipe das Astúrias e indicada várias vezes para o Prêmio Booker, tendo ganhado no ano 2000 com o romance O assassino cego e em 2019 com Os testamentos. Conhecida por seu ativismo político, ambiental e em prol das causas femininas, em seus livros mostra mulheres que triunfam sobre a dor e os obstáculos.

Graduada em Artes e Inglês, também estudou filosofia e francês, tendo concluído Mestrado na Universidade Radcliffe e dois anos de pós-graduação em Harvard. Lecionou língua e literatura inglesas nas universidades de British Columbia, Sir George Williams (em Montreal), de Alberta, e York (em Toronto), entre outras. A escritora recebeu diplomas honorários das universidades da Irlanda, do Royal Military College do Canadá, de Oxford, de Cambridge e da Sorbonne.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para pensadores