Voltar para pensadores

Marina Abramović

Artista

Marina Abramović é uma das mais sensíveis, relevantes e atuais artistas do mundo. Em seu trabalho, aborda as relações entre o artista e a plateia, as fronteiras do corpo e o potencial da mente. Considerada a “avó da arte de performance”, a artista iniciou a sua carreira na década de 1970 mostrando a sua relação consigo mesma e com os outros: brincadeiras com facas (Rhythm 10), deitar no meio de uma estrela de fogo (Rhythm 5), ficar sob o efeito de drogas controladas (Rhythm 2), se colocar à disposição dos espectadores (Rhythm 0).

De 1976 a 1988, foi parceira profissional do artista alemão Ulay. Em mais de uma década, realizaram diversas obras em conjunto. Oficializaram a separação através de uma performance intitulada “The Lovers”, na qual partiram de lados opostos da Grande Muralha da China, se encontraram e depois se despediram, seguindo cada um o seu caminho. 

O Museu de Arte Moderna de Nova York realizou, em 2010, uma exposição em retrospectiva à carreira de 40 anos da artista, e que ocupou os seis andares do prédio. Durante três meses, executou a performance intitulada “The artist is present”: quem quisesse poderia sentar e passar um minuto olhando para a artista. Abramović passou mais de 700 horas sentada sem se mexer. E foi na ocasião em que, após um processo judicial e anos sem comunicação, ela e Ulay se reencontraram. Ele sentou-se diante dela, deram as mãos e choraram. Ulay faleceu em 2020.

Um de seus projetos recentes foi AKIŞ / FLUX, uma colaboração entre o Museu Sakip Sabanci, o Akbank Sanat e o Instituto Marina Abramović para marcar o levantamento da obra da artista e o maior projeto de arte performática na história de Istambul, na Turquia.

 

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para pensadores