Voltar para pensadores

Pavan Sukhdev

Economista ambiental

Pavan Sukhdev é conferencista da Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamento. Clique aqui e garanta a sua inscrição.

Pavan Sukhdev é uma referência global nos temas de economia verde e finanças internacionais. Atualmente, o economista ambiental é presidente do World Wide Fund for Nature (WWF International), organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.

Líder de diferentes projetos e iniciativas na área ambiental, foi o conselheiro especial e chefe da Iniciativa de Economia Verde do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), um conjunto de projetos da ONU para demonstrar que tornar as economias mais verdes é um motor para aumentar a riqueza e o emprego e para reduzir a pobreza persistente. Em 2012, foi nomeado como Embaixador da Boa Vontade do PNUMA.

Pavan também foi o líder do estudo TEEB (A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade), encomendado pelo G8 + 5 e patrocinado pelo PNUMA. Fundador e CEO da GIST Advisory, consultoria especializada em capital natural e humano, presidiu o Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial sobre Ecossistemas e Biodiversidade, entre 2009 e 2011, e foi palestrante em Davos nos anos de 2010 e 2011. Foi escolhido a Personalidade do Ano em 2010 pela Environmental Finance e agraciado com uma medalha pelo Instituto de Ecologia e Gestão Ambiental (IEEM). Em 2020, recebeu o Prêmio Tyler de Reconhecimento Ambiental por seu relatório sobre economia do meio ambiente e diversidade, publicado em 2008. 

Em seu livro Corporação 2020 – Como transformar as empresas para o mundo de amanhã propõe novos incentivos e regulamentações que permitirão às empresas aumentar o bem-estar humano e a igualdade social, além de diminuir os riscos ambientais e os prejuízos ecológicos e continuar a gerar lucros. Segundo ele, é possível organizar e realizar um modelo corporativo que permita a criação de um futuro mais justo e sustentável.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para pensadores