Voltar para conferencistas

Siddhartha Mukherjee

Médico oncologista e escritor

Mukherjee é médico e escritor, reconhecido por seus livros de divulgação científica da área da medicina. Nascido em Nova Delhi, estudou biologia na Universidade Stanford, imunologia na Universidade de Oxford e formou-se em medicina na Universidade de Harvard, especializando-se em oncologia. Atualmente, trabalha no centro médico da Universidade Columbia, onde também é professor assistente.

Ao conversar com uma paciente, percebeu que não existia uma obra que pudesse indicar e que explicasse o câncer de sua origem até os dias atuais. Escreveu, dessa forma, O imperador de todos os males: uma biografia do câncer, obra vencedora do Prêmio Pulitzer em 2011. O livro entrou na lista do All-Time 100 Livros de Não Ficção da revista Time e resultou numa série de televisão produzida pela PBS e indicada ao Prêmio Emmy em 2015.

Também é autor de The Laws of Medicine e O gene: uma história íntima, publicado em 2016 e no qual ele mergulha na história da pesquisa genética e na trajetória da própria família, que possui um histórico de problemas mentais. Por sua contribuição à ciência, foi premiado, em 2014, com o Padma Shri, uma das mais altas honrarias concedidas a civis na Índia. 

Siddhartha Mukherjee defende que o câncer não é uma doença, mas muitas, com uma característica fundamental: o crescimento anormal das células. E que é um exagero dizer que a guerra contra o câncer está perdida, mas também não é realista afirmar que esta é uma batalha que pode ser completamente vencida.

>> OUÇA: conheça Siddhartha Mukherjee no Minuto Fronteiras do Pensamento | CBN

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas