Voltar para pensadores

Steven Pinker

Psicólogo e Linguista

Steven Pinker é conferencista da Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamendo. Clique aqui e garanta a sua inscrição.

Reconhecido autor de divulgação científica e um dos principais cientistas cognitivos do mundo, Steven Pinker é psicólogo experimental e cognitivo, teórico evolucionista e linguista. Professor na Universidade de Harvard, é notório por sua defesa da psicologia evolucionista e da teoria computacional da mente. 

Seus livros Como a mente funciona e Tábula rasa estão na lista de mais vendidos e estiveram entre os finalistas para o Prêmio Pulitzer. Em sua publicação mais recente no Brasil, intitulada O novo Iluminismo, ele defende o uso da razão, da ciência e do humanismo como ideais para enfrentar os problemas das sociedades e dar continuidade ao progresso humano. 

Pinker foi nomeado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e figurou na lista dos 100 maiores intelectuais do mundo da revista Foreign Policy. Para ele, o progresso é uma herança do Iluminismo: a convicção de que a razão e a ciência podem impulsionar o florescimento humano – e mais do que nunca elas precisam de uma defesa vigorosa.

Durante mais de duas décadas, foi professor no Departamento do Cérebro e Ciências Cognitivas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) antes de regressar a Harvard em 2003. Os temas de seus estudos abrangem imagens mentais, reconhecimento de formas, atenção visual, fenômenos regulares e irregulares da linguagem, bases neurais de palavras e gramática e psicologia da comunicação.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para pensadores