Voltar para conferencistas

Vik Muniz

Artista plástico

Muniz é um dos mais renomados artistas plásticos brasileiros da atualidade. Suas obras são reconhecidas mundialmente pela criatividade na escolha de materiais inusitados. Ele possui trabalhos expostos nos principais museus de arte, como o Metropolitan, o Whitney e o MoMa, em Nova York, e o Reina Sofia, em Madrid. Cursou publicidade e propaganda na Fundação Armando Alvares Penteado, em São Paulo, e a partir de 1983 passou a viver e trabalhar em Nova York.

O artista busca na fotografia a expressão para questões de representação da realidade. Seu processo de trabalho consiste em compor as imagens com os materiais escolhidos – como restos de comida, sucata, resíduos de obras e açúcar, por exemplo – normalmente instáveis e perecíveis e fotografá-las. Nessas séries, as fotografias, em edições limitadas, são os produtos finais.  

Em 2010, foi produzido o documentário Lixo Extraordinário, sobre o seu trabalho com os catadores de lixo de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A produção recebeu prêmios nos festivais Sundance e de Berlim. Em 2015, abriu a Escola Vidigal, focada em levar arte e tecnologia para crianças. A instituição é resultado da parceria de Muniz e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também foi um dos diretores das cerimônias dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos Rio 2016. 

Vik Muniz atua como ativista social e embaixador da Boa Vontade da Unesco desde 2011. Ele acredita que criar algo totalmente novo não deve fazer parte da ambição do artista, e que a arte dá significado à vida, permitindo uma visão mais lúdica do mundo e ensinando as pessoas a verem e a interpretarem melhor as suas realidades.

Galeria de Fotos

mais fotos
Voltar para conferencistas