Voltar para Notícias

Asne Seierstad retrata maior atentado da Noruega em mais recente obra

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

22 de julho de 2011: em uma Oslo chuvosa, Anders Breivik estaciona seu carro no centro da cidade. É uma bomba. Ela explode às 15h25. Ele já está se dirigindo à ilha de Utoya, onde acontece um festival para jovens. Ele chega às 17h07. A matança começa. Às 18h27, ele conclui. 77 pessoas estão mortas.

O maior atentado da história da Noruega é o tema da mais recente obra da norueguesa Asne Seierstad, Um de nós, que acaba de chegar às livrarias brasileiras.

O livro, que entrou na lista dos dez melhores livros de 2015 do The New York Times, é baseado em extensa pesquisa nos depoimentos do próprio Breikvik, em registros policiais e entrevistas com as pessoas envolvidas no massacre, com as famílias e amigos das vítimas. Um de nós também é finalista do Helen Bernstein Book Award for Excellence in Journalism, premiação da Biblioteca Pública de Nova York.

Asne decidiu se debruçar sobre a história de Breivik após acompanhar as dez semanas do julgamento do criminoso. Para ela, mundialmente conhecida pelo best-seller O livreiro de Cabul, que vendeu 355 mil cópias no Brasil, Um de nós foi também uma oportunidade de construir uma narrativa contemporânea sobre seu país e as noções de identidade, tendo no centro da trama um homem que se define como nacional-socialista e que cometeu um ato brutal por temer a “islamização da Europa".

Ao longo do livro, revela-se a infância conturbada de Breivik e da própria mãe do assassino, Wenche Behring, que foi rejeitada por sua progenitora e diagnosticada como emocionalmente afetada e portadora de uma depressão reprimida.

A jornalista percorre a juventude de Breivik, embalada pelo vício no jogo Warcraft, que o levou a ficar dois anos em casa, e mostra como a trajetória dele ganhou contornos sombrios quando ele passou a se dedicar exclusivamente a um manifesto que tinha por objetivo destruir a influência do Islã na Europa.


Leia mais sobre a obra:
- Piauí | Um de nós
- Sul21 | A história de Anders Breivik e do mais chocante atentado terrorista da Noruega vira livro

Assista aos vídeos com Asne Seierstad no Fronteiras.com