Voltar para Notícias

David Grossman vence Prêmio Israel de Literatura de 2018

David Grossman (foto: Enric Vives-Rubio)
David Grossman (foto: Enric Vives-Rubio)

O escritor israelense David Grossman venceu o Prêmio Israel de Literatura de 2018. Ganhador do Man Booker Prize de 2017 por seu livro A horse walks into a bar (O inferno dos outros, Companhia das Letras), Grossman esteve no Fronteiras do Pensamento em 2016. 

A premiação foi vista, no país, como um sinal de abertura por parte do governo israelense. “Discordo politicamente do autor David Grossman”, disse o Ministro dos Educação de Israel, Naftali Bennett, político israelense líder do partido nacionalista Bait Yehudi. Bennett anunciou o prêmio justificando que Grossman “não é um autor de esquerda nem eu sou um ministro da Educação da direita. Sou o ministro da Educação de todo o Estado de Israel”, concluiu, explicando a distinção com a sabedoria e sensibilidade da obra do autor. O prêmio será entregue em abril, no aniversário da Independência de Israel.  

David Grossman é um dos mais importantes ficcionistas contemporâneos. Reconhecido por sua obra de tom pacifista, é autor de obras de ficção e não ficção com livros traduzidos para mais de 30 idiomas. Ao lado de Amós Oz, é um dos notáveis defensores da solução de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina.

Assista a este impactante depoimento de Grossman sobre como a literatura transformou sua vida: do menino que vivia na jovem e recém-fundada nação, Israel, às suas descobertas de toda uma nova “melodia” que vinha pelos livros, especialmente dos livros de Sholem Aleichem.

> Veja fotos do evento com Grossman no Fronteiras