Voltar para Notícias

Envie sua Pergunta para Djamila Ribeiro e Lilia Schwarcz

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

A temporada 2019 do Fronteiras do Pensamento Salvador está acabando e o último evento do ano é mais do que especial: um debate entre duas grandes intelectuais brasileiras, Djamila Ribeiro e Lilia Schwarcz. O debate acontece no próximo dia 01 de outubro, às 20h30, no Teatro Castro Alves. Os ingressos estão esgotados.

Ambas as pensadoras representam eixos fundamentais ao sentido de nação do nosso país e este encontro será uma valiosa contribuição à temática proposta pelo projeto nesta temporada, os Sentidos da Vida.

A premiada filósofa Djamila Ribeiro tem uma imensa trajetória pelo mundo: Mestre em Filosofia Política, realizou palestras em diversos países, como Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, França e Alemanha, onde foi Special partner da Bienal de Artes Modernas de Berlim em 2018.

Em Bruxelas (Bélgica), Ribeiro lançou a versão traduzida de seus dois livros, O que é lugar de fala? e Quem tem medo do Feminismo Negro?. As duas obras aparecem nas listas dos mais vendidos na Bienal do Livro de São Paulo, Flipelô e na Revista Veja.

Lilia Schwarcz é uma das mais renomadas historiadoras do Brasil. Professora titular da Universidade de São Paulo (USP) e Global Scholar na Universidade de Princeton, atua como curadora adjunta para histórias e narrativas no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e é colunista do jornal Nexo.

É autora de diversas obras como As barbas do imperador (Prêmio Jabuti/Livro do Ano), O sol do Brasil (Prêmio Jabuti/Biografia) e Brasil: uma biografia (com Heloisa Murgel Starling, e indicado ao prêmio Jabuti/Ciências Humanas). Também é fundadora da editora Companhia das Letras junto com Luiz Schwarcz.

ENVIE SUA PERGUNTA

Mande suas questões para Djamila Ribeiro e Lilia Schwarcz através do e-mail digital@fronteiras.com ou comente-as em nossa página do Facebook. As convidadas responderão as questões selecionadas diretamente do palco do Teatro Castro Alves, no dia 01 de outubro. Divulgaremos as respostas no dia 02, em nossos canais digitais, oferecidos pela Braskem.

Siga o Fronteiras do Pensamento no Facebook e deixe seu comentário


Djamila Ribeiro tornou-se o nome mais conhecido quando se fala em ativismo negro no Brasil.
Uma das pensadoras mais influentes nas mídias sociais, sua voz vai muito além das telas e tem impacto real na construção de um Brasil mais igualitário, sendo presença constante nos crescentes espaços de debate sobre os movimentos das mulheres e na luta por diversidade. É garantindo o conhecimento como forma de derrubar o preconceito, que a filósofa trilha seu caminho como referência na luta pelos direitos das mulheres. 

Lilia Schwarcz também investe na difusão do conhecimento para erguer um país mais inclusivo. Em 2018, a pesquisadora fundou um canal no YouTube para discutir os assuntos que a transformaram em uma das maiores intelectuais do país: questões raciais e história do Brasil, democracia e autoritarismo, politicamente correto e o novo Governo. Segundo Lilia Schwarcz, o Brasil vive hoje uma recriação do racismo estrutural.

Ambas as intelectuais são figuras-chave para reverter este processo. Por isso, o debate entre Djamila Ribeiro e Lilia Schwarcz está com a lotação máxima. Os ingressos estão esgotados há muitas semanas, mas ainda há uma chance para a significativa participação de todos neste evento: enviando sua pergunta para as convidadas.