Voltar para Notícias

Envie sua pergunta para Jonathan Haidt

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso
Jonathan Haidt, conferencista do Fronteiras nesta quarta (30)
Jonathan Haidt, conferencista do Fronteiras nesta quarta (30)

A relação entre saúde mental e o uso abusivo de redes sociais é tema do polêmico documentário "O Dilema das Redes", lançado no Brasil recentemente pela Netflix. Um dos especialistas entrevistados na obra é o próximo conferencista da temporada 2020, Jonathan Haidt. Nomeado como um dos melhores pensadores globais, em 2012, pela revista Foreign Policy e, o psicólogo social norte-americano tem um encontro marcado com o público do Fronteiras do Pensamento nesta quarta (30), às 20h. 

Envie suas perguntas para Jonathan Haidt pelo e-mail digital@fronteiras.com ou por mensagem via Facebook ou Instagram. O pensador responderá as questões selecionadas durante a transmissão ao vivo na conferência desta quarta-feira (30/09). Divulgaremos as respostas nos dias posteriores ao evento, em nossos canais digitais, oferecidos pela Braskem.

Em entrevista à produção do documentário, Haidt apontou o crescimento assustador de casos de automutilação e suicídio entre adolescentes e pré-adolescentes nos EUA, ocorridos no mesmo período em que as redes sociais explodiram em número de usuários.

Imagem de


“A geração Z, crianças que nasceram por volta de 1996, é a que começou a usar as mídias sociais durante a pré-adolescência. […] Uma geração inteira é mais ansiosa, mais frágil, mais deprimida. Eles se sentem muito menos confortáveis se arriscando. Cada vez menos jovens tiram carteira de habilitação. O número de jovens que já saíram em um encontro ou tiveram algum tipo de interação romântica tem caído rapidamente”, afirmou o psicólogo.

>> Clique para assistir "O Dilema das Redes" na Netflix.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre o trabalho de Jonathan Haidt. Não esqueça: a aula preparatória para a conferência já está disponível na plataforma digital. Acesse agora mesmo e prepare-se para este encontro!


>> Leia o artigo: Os efeitos da superproteção na infância
>> Leia a entrevista: Política identitária, tribalismo e redes sociais