Voltar para Notícias

Envie sua pergunta para Leandro Karnal e Gilles Lipovetsky

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

Filosofia e história. França e Brasil. Gilles Lipovetsky e Leandro Karnal sentam frente a frente na próxima conferência do Fronteiras do Pensamento Salvador, que acontece já na segunda-feira, dia 17 de setembro.

Como mediador deste debate inédito, Salvador receberá o curador do Fronteiras do Pensamento, Fernando Schuler. Doutor em Filosofia e cientista político, Schuler nos conta sobre sua relação com o pensador francês:

"Meu primeiro contato com Gilles Lipovetsky foi com A Era do Vazio, nos anos 90. Depois, veio o Império do Efêmero e uma longa produção, que desemboca em Da Leveza: rumo a uma civilização sem peso."

Segundo Schuler, "Lipovetsky é um pensador da linha de Alain de Botton. Sua ênfase é a nas formas culturais da sociedade da abundância. A sociedade dos valores pós-materiais. A cultivo da moda, da estética, das viagens."

De fato, tanto Lipovetsky quanto Karnal compartilham um grande interesse pela estética e pela cultura. Ainda, os dois intelectuais têm em comum uma habilidade incomparável de expressarem as ideias mais complexas como se fossem temas simples do cotidiano de todos nós.

Schuler ainda nos lembra que, mesmo imerso no estudo do consumo, Lipovetsky é o analista ideal, cuja percepção dos fenômenos sociais não tende a críticas ou elogios. Para o filósofo francês, é muito mais interessante compreender o movimento da sociedade do que tentar controlar este movimento.

Não esqueçamos que Lipovetsky é o filósofo da chamada hipermodernidade.

Enquanto o termo pós-moderno nos leva à ideia de diluição ou de ruptura com valores modernos, Lipovetsky defende que a era atual é uma intensificação destes vetores modernos, como o direito individual, a tecnociência, a democracia e a economia de mercado.

Para o bem e para o mal.

"Lipovetsky percebe o lado vulgar, mas também o lado disruptivo da economia de mercado e, por isso, não a venera, nem a abomina", comenta Schuler. Sem julgamentos ou fórmulas de felicidade, o debate especial do Fronteiras promete ser uma grande aula sobre quem somos.

A história de Karnal e a percepção aguda de Lipovetsky correrão através do passado, do presente e do futuro da nossa sociedade em crise, cujas bases políticas, econômicas e culturais estão se reconfigurando.

Medos, desafios, desejos e possibilidades pautarão questões latentes em todos nós. 

Quem somos atualmente e para onde estamos caminhando enquanto sociedade brasileira e enquanto humanidade?

As respostas destas questões cruciais começarão a se delinear neste evento, tão especial por dois motivos:
- O encontro dos intelectuais é inédito e exclusivo da capital baiana.
- O debate faz parte da celebração dos 10 anos do Fronteiras em Salvador.

O Fronteiras chegou a Salvador em 2008 e foi crescendo ano após ano, graças ao reconhecimento do público, que consolidou a Bahia como um dos três eixos principais do ciclo de conferências.

O projeto já trouxe à Bahia nomes como Wim Wenders, Mia Couto, Camille Paglia, Salman Rushdie, Graça Machel e muitas outras figuras fundamentais para a história, tanto por suas colaborações intelectuais como por suas atitudes transformadoras.

Agora, é a vez de Leandro Karnal e Gilles Lipovetsky se unirem ao grupo.

Os ingressos para o evento se esgotaram rapidamente.

Você ainda pode ter um papel importante nesta discussão, enviando sua pergunta para os convidados.

ENVIE SUA PERGUNTA PARA KARNAL E LIPOVETSKY

Envie sua pergunta para o filósofo e para o historiador através do e-mail digital@fronteiras.com até o dia 17 de setembro. A questão selecionada será respondida pelos conferencistas, diretamente do palco do Teatro Castro Alves (TCA).

Divulgaremos a resposta dos convidados para a sua pergunta no dia seguinte ao evento, aqui, no Fronteiras.com e em nossas mídias digitais, patrocinadas pela Braskem.

Curta nossa página no Facebook para participar desta discussão:


PRÓXIMOS CONFERENCISTAS DO FRONTEIRAS BRASKEM DO PENSAMENTO

Conferência José Eduardo Agualusa
01 agosto (quarta-feira)


Debate Especial Gilles Lipovetsky e Leandro Karnal
17 setembro (segunda-feira) - INGRESSOS ESGOTADOS

Conferência Marcelo Gleiser
15 outubro (segunda-feira)
Marcelo Gleiser sobe ao palco do TCA para interligar a sabedoria do cosmos, da espiritualidade, da natureza e das nossas histórias pessoais. Assistir a Marcelo Gleiser é uma experiência surpreendente, que nos ensina muito sobre quem somos a partir da história, da galáxia e do universo dentro de todos nós.

Garanta sua participação antes que este evento também entre para a lista de esgotados.
>> Adquira seu ingresso pela internet ou confira os pontos de venda (R$ 50 ou R$ 25 a meia-entrada)

Conheça os próximos convidados do Fronteiras Salvador e envie sua pergunta

lipovetsky

GILLES LIPOVETSKY | Filósofo francês, Gilles Lipovetsky tem a habilidade de tornar visíveis as relações entre diversos fenômenos da atualidade.

O pensador é capaz de conectar temas fundamentais e criar uma profunda coerência sobre os mais diferentes aspectos da vida cotidiana: a decadência das tradições que antes guiavam nossas vidas, o desencantamento por ideologias políticas e o culto ao prazer e à felicidade imediatos.

Tudo isso é abordado nas reflexões de Gilles Lipovetsky, que jamais deixa de lado os aspectos emocionais que surgem da hipermodernidade: a solidão, o sentimento de vazio, a ansiedade e a depressão são problemas que o pensador atribui ao nosso tempo.

karnal

LEANDRO KARNAL| O historiador Leandro Karnal é presença frequente na televisão, nas rádios, revistas e jornais.

Um dos mais populares intelectuais do país, ele sempre lota seus eventos, levando ao público os mais diversos temas - da ética à vaidade, passando por empreendedorismo e planejamento estratégico.

Karnal ficou conhecido por trazer a história de volta ao debate cotidiano. O professor da Unicamp possui um vasto repertório de argumentos e interesses, que o aproximam de audiências das mais heterogêneas. Ele combina sagacidade e bom humor para estimular os brasileiros a refletirem sobre temas cruciais para a compreensão da realidade do país e para o conhecimento do ser humano.

Siga o Fronteiras do Pensamento Salvador e acompanhe notícias e conteúdos sobre os convidados

Confira os libretos sobre os conferencistas do Fronteiras do Pensamento Salvador 2018. Clique nas imagens para fazer o download gratuito do material, que inclui biografia, links indicados e informações de destaque sobre os convidados.

agualusa pdf

José Eduardo Agualusa | Conteúdo especial sobre o escritor angolano. Um dos mais importantes escritores em língua portuguesa da atualidade, foi indicado ao Prêmio Man Booker. É autor de O vendedor de passados e Teoria geral do esquecimento.

“Por isso é que acredito que a literatura melhora as pessoas. Acredito piamente que ler romances e ficções torna as pessoas melhores, porque as obriga a serem o outro.” - José Eduardo Agualusa

lipovetsky e karnal

Gilles Lipovetsky e Leandro Karnal | Conteúdo especial para o debate entre o filósofo francês e o historiador brasileiro, próximos conferencistas do Fronteiras do Pensamento Salvador.

"Pós-modernidade significa também a conciliação da economia de mercado com direitos humanos. Logo, a pós-modernidade é a reconciliação da modernidade consigo mesma.” - Gilles Lipovetsky

"O mais desafiador seria pensar, ‘sartrianamente’, que a vida em si não apresenta um sentido prévio, mas que devemos descobrir algo a partir da nossa realidade, pois a existência precede a essência.” - Leandro Karnal

marcelo gleiser pdf

Marcelo Gleiser | Conteúdo especial sobre o físico teórico, premiado escritor e professor na Dartmouth College, nos Estados Unidos. Gleiser é vencedor de dois Jabutis pelas obras A dança do universo e O fim da terra e do céu. O libreto inclui breve biografia, links indicados e informações de destaque sobre o conferencista.

“Popularizar a ciência não significa que ela deva ser apresentada como sendo capaz de responder a todas as perguntas. Isso é querer transformar a ciência em religião, algo de muito perigoso.” - Marcelo Gleiser

Leia mais de Fernando Schuler | A revolução do excesso

fernando schuler

Vivemos a era em que as pessoas simplesmente querem mais e percebem que têm força para impor suas exigências. Isso gera uma erosão do poder, diz o curador do Fronteiras neste artigo  em que visita a obra de Moisés Naím.

Leia todos os artigos de Fernando Schuler no Fronteiras.com