Voltar para Notícias

Envie sua pergunta para Steven Pinker

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

É preciso refletir sobre a transformação em ritmo acelerado que está marcando a atualidade, bem como buscar alternativas a partir dos novos cenários que se desenham. Não é apenas sobre entender o momento em si, mas também sobre ligar os diversos pontos que um contexto de pandemia envolve. Por isso, a edição deste ano do Fronteiras do Pensamento reúne grandes pensadores da atualidade com o desafio de mergulhar no tema Era da Reconexão. 

Um dos conferencistas convidados é Steven Pinker, psicólogo experimental, professor da Universidade de Harvard e teórico linguista canadense, considerado um dos mais importantes cientistas cognitivos do mundo. É um dos mais destacados pensadores de nosso tempo justamente por sua habilidade de interligar diferentes áreas do conhecimento. O lançamento da conferência de Pinker ocorre no dia 08 de setembro, às 20h, com transmissão on-line. 

>>> Leia artigo sobre Steven Pinker e a nossa reconexão com a razão

Em sua mais recente obra publicada no Brasil, O Novo Iluminismo, Pinker defende o uso da razão, da ciência e do humanismo como ideias para enfrentar os problemas das sociedades e dar continuidade à evolução humana. Além disso, o pensador argumenta que o progresso é uma herança do iluminismo: a convicção de que a razão e a ciência podem impulsionar o florescimento humano — e mais do que nunca elas precisam de uma defesa vigorosa. 

Envie sua pergunta para Steven Pinker até terça-feira (24/08) pelo Whatsapp da Central de Relacionamento - 11 93775.5752 - ou por mensagem via Facebook ou Instagram. O pensador responderá a questões selecionadas durante a conferência do dia 08/09. Divulgaremos as respostas nos dias posteriores ao evento, em nossos canais digitais, oferecidos pela Braskem.

Pinker, que foi conferencista do Fronteiras na temporada de 2009, volta neste ano para nos ajudar a entender questões extremamente atuais, trazidas pela pandemia. Em meio às mudanças bruscas e inevitáveis que se instalaram na vida de todos nós, é importante contar com as reflexões de um pensador inclinado ao otimismo, mas um otimismo bem justificado: ele surge da reconhecida capacidade do ser humano em modificar quadros desordenados. 

Em sua obra (e em seu discurso), ele trabalha crenças, padrões e tendências primitivas do ser humano, além de cruzar áreas como psicologia, história, neurociência, economia e muitas outras no intuito de esclarecer como a civilização foi criada e o que precisa ser feito para que não se perca o que já foi construído. “Dizer que ideias podem mudar o mundo não é só uma aspiração retórica— é um fato decorrente da constituição física dos cérebros”, acredita.

>>> Leia um trecho de O Novo Iluminismo, obra na qual Pinker explica, de forma atemporal, como a civilização resolverá os desafios contemporâneos.

Nomeado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, Pinker teve também alguns de seus livros na lista de mais vendidos, os renomados Tábula Rasa e Como a Mente Funciona, além de se destacarem como finalistas no Prêmio Pulitzer.

Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre as ideias do pensador, disponibilizamos acesso ao e-book e à aula preparatória para a conferência de Pinker em nossa plataforma.


>>> Saiba mais sobre a Temporada 2021 do Fronteiras do Pensamento e garanta sua inscrição