Escritor e psicanalista Contardo Calligaris morre aos 72 anos

Postado em mar. de 2021

Literatura | Psicologia e Saúde Mental

Escritor e psicanalista Contardo Calligaris morre aos 72 anos

Autor ficou conhecido por seus textos na imprensa, além de romances e livros de não-ficção, Calligaris faleceu nesta terça-feira (30) em São Paulo.


Compartilhe:


Nesta terça-feira (30), faleceu o escritor e psicanalista Contardo Calligaris, com 72 anos de idade. O dramaturgo italiano tratava um câncer e estava internado no Albert Einstein, em São Paulo.  

Conferencista do Fronteiras do Pensamento 2019, Calligaris refletia sobre a existência humana e abordava questões da adolescência e das angústias desencadeadas pelos desafios contemporâneos. O escritor desenvolveu seu trabalho ancorado em importantes temas como cultura e psicanálise, introduzindo o debate sobre a obrigatoriedade da felicidade, do gozo, da beleza e dos excessos.

Calligaris era colunista no jornal Folha de S.Paulo e atendia como psicólogo nos seus consultórios em São Paulo e Nova York. Sua formação teve início na Suíça, estudando Epistemologia Genética. Na sequência estudou Letras, e fez doutorado em Semiologia com um dos mais reconhecidos linguistas, Roland Barthes, e em Psicanálise. Em 1985, veio ao Brasil lançar seu primeiro livro de psicanálise, “Hipótese sobre o fantasma”. 

>> Relembre as ideias deste grande pensador que escolheu o Brasil como lar

 

>> Contardo Calligaris no Fronteiras: "A sociedade atual tem o dever de dar a todos a chance de viver na Beleza"

Compartilhe:


Contardo Calligaris

Contardo Calligaris

Psicanalista e cronista

Doutor em psicologia clínica, faz parte do corpo docente do Institute for the Study of Violence, em Boston.
Ver Bio completa