Voltar para Notícias

Especial Folha Fronteiras reflete sobre "O mundo em desacordo"

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso
Ai Weiwei vai ao Fronteiras debater questão dos refugiados. (Foto: venezuelanos percorrem a pé os 200 km que separam seu país do Brasil)
Ai Weiwei vai ao Fronteiras debater questão dos refugiados. (Foto: venezuelanos percorrem a pé os 200 km que separam seu país do Brasil)

Em 2018, o Fronteiras do Pensamento propõe a temática O mundo em desacordo: democracia e guerras culturais, refletindo sobre os caminhos para uma sociedade em que os direitos, o respeito e a igualdade sofrem abalos a partir da intolerância e das constantes desavenças. A Folha de S.Paulo criou um caderno especial para refletir sobre estas questões. O caderno é parte da edição deste sábado (28) do jornal.

"Um traço da guerra cultural é a substituição da persuasão pela lógica do combate. Se as pessoas falam representando mundos distintos e excludentes, não há, rigorosamente, o que persuadir ou convencer", diz Fernando Schuler, curador do Fronteiras do Pensamento, na abertura do especial Folha Fronteiras. E é este o contexto da temática proposta pelo projeto nesta temporada de conferências. Um mundo em que a democracia está em risco pela "crise do excesso - de retórica e de certezas. Um mundo em que é preciso não apenas aprender a debater e a dialoga, quebrando o jogo em que todos falam e quase ninguém escuta.

ESPECIAL FOLHA FRONTEIRAS
Acesse o Folha Fronteiras e veja o conteúdo na íntegra

Para decifrar os mistérios da guerra cultural e o atual estado da democracia global, o Fronteiras trará, ao Brasil, grandes mentes contemporâneas, como Ai Weiwei, Vik Muniz, Mark Lilla, Leïla Slimani e muitos outros. No palco do projeto, diferentes visões de mundo dialogarão sobre aqueles que consideram os principais desafios do nosso tempo: da criatividade humana à cura do câncer, abrangendo diversos aspectos que impactam o cotidiano da sociedade como um todo.

Conheça a programação do Fronteiras do Pensamento e garanta sua presença na edição deste ano.
Participe deste grande debate.

SÃO PAULO
CONFERENCISTAS SP 2018:
Fernanda Torres e Vik Muniz (debate especial), Joshua Greene, Leïla Slimani, Catherine Millet, Siddhartha Mukherjee, Ai Weiwei, Javier Cercas e Alejandro Zambra (debate especial), Mark Lilla e Luiz Felipe Pondé (debate especial). Veja a programação das conferências. Adquira seu pacote de ingressos no site Ingresso Rápido.

PORTO ALEGRE
CONFERENCISTAS POA 2018: Fernanda Torres e Vik Muniz (debate especial), Leïla Slimani, Catherine Millet, José Eduardo Agualusa, Siddhartha Mukherjee, Ai Weiwei, Javier Cercas e Alejandro Zambra (debate especial), Mark Lilla e Luiz Felipe Pondé (debate especial). Veja a programação das conferências. Adquira seu pacote de ingressos no site Tickets for fun

LEMBRE-SE: o acesso ao ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento se dará exclusivamente através da aquisição do pacote de ingressos para os oito encontros da temporada anual.

Confira mais informações sobre Porto Alegre e São Paulo.