Voltar para Notícias

Especial neurociência: Miguel Nicolelis e Ivan Izquierdo

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

A série Cérebro – máquina de aprender (2013), cinco reportagens do Jornal da Globo, mostra atletas, bailarinos, músicos, professores e alunos que melhoraram o desempenho depois que conheceram a neurociência. Nós somos o nosso cérebro: sem ele, nada no corpo funcionaria. É possível modificá-lo sempre, até o fim da vida. Qualquer pessoa pode ser excelente no que faz. Mas o que é preciso pra chegar lá?

Em tempos de internet, copiar e colar e memorizar fatos rápidos, o neurocientista Ivan Izquierdo, coordenador do Centro de Memória da PUCRS, aponta a importância do aprendizado: “criar novas memórias de longa duração". No quinto episódio da série, Izquierdo aponta que as duas profissões que mais colaboram para uma boa memória em idade avançada são a de professor e de ator, aquelas em que mais praticamos a leitura. Neste mesmo episódio, entenda como a neurociência está diretamente ligada ao esporte - atletas melhoram seu desempenho a partir do treino do cérebro, como o tenista Roger Federer, maior vencedor de todos os tempos. “É emocionante imaginar que o corpo humano pode fazer isso, porque existe aqui alguns quilinhos de matéria cinzenta que transforma os nossos desejos e pensamentos naquela poesia motora", diz Miguel Nicolelis, chefe do departamento de Neurociência da Universidade Duke.

Miguel Nicolelis esteve no programa Fantástico para falar da ligação entre cérebro e sistema motor. Esta conexão é a base para o seu projeto Walk Again, reunião de diversos cientistas e instituições de todo o mundo para reabilitar o movimento de pacientes paraplégicos ou tetraplégicos em casos de lesões medulares. O objetivo de Nicolelis é fazer com que um paraplégico dê o primeiro chute na abertura da Copa de 2014, em São Paulo.

Reunimos estes vídeos nesta notícia especial sobre o cérebro com os dois conferencistas do Fronteiras do Pensamento, Ivan Izquierdo e Miguel Nicolelis.

- Cérebro, máquina de aprender: episódio 1, episódio 2, episódio 3, episódio 4 e episódio 5
- Miguel Nicolelis no Fantástico: Walk Again Project

IVAN IZQUIERDO | assista também:
É possível apagar memórias ruins? Izquierdo explica as técnicas para extinção de memórias traumáticas.

Somos uma democracia neural: Miguel Nicolelis esclarece que tudo que somos e fazemos é resultado de complexas votações neurais.

As memórias que o cérebro escondeu: Izquierdo explica como o cérebro estimula os tipos de memórias e as recordações a elas ligadas.