Fronteiras do Pensamento 2020: conheça nossa plataforma digital

Postado em jul. de 2020

Cultura

Fronteiras do Pensamento 2020: conheça nossa plataforma digital

Seguimos juntos, onde você estiver. Participe desta jornada rumo à redescoberta do que significa, verdadeiramente, humanidade.


Compartilhe:


Em um ano de incertezas e de transformações, refletir sobre o essencial, sobre a vitalidade do ideal de humanidade mesmo em momentos de penumbra, é o que propomos nesta temporada do Fronteiras do Pensamento, que tem como tema Reinvenção do Humano.

Em 2020 o mundo mudou e o Fronteiras do Pensamento também. A qualidade reconhecida de mais de 15 anos de um projeto que traz alguns dos maiores pensadores do mundo ao Brasil, em eventos nas cidades de Porto Alegre, São Paulo e Salvador, agora está em novo formato e mais próxima de você, onde você estiver.

Tal como a proposta da temporada, nós buscamos novos meios, a partir de ideias já existentes, para seguirmos juntos. Para pensarmos um futuro melhor e compreendermos o presente, mesmo a distância.

De setembro a dezembro, apresentaremos oito conferências com grandes pensadores contemporâneos que, de diferentes maneiras, imprimem um novo fôlego aos valores que foram capazes de revolucionar a vida nos últimos séculos, colocando o humano no centro de tudo.

Fronteiras do Pensamento
Temporada 2020
Plataforma digital: 8 conferências, aulas preparatórias e conteúdos exclusivos. 

 

 


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 
Temporada 2020:

ANDREW SOLOMON 
09/09

 

 

 

 

 

 

 

“Acredito que as palavras são fortes, que podem esmagar o que tememos quando o medo parece mais terrível do que o lado positivo da vida.”

Escritor norte-americano. Autor prestigiado e referência mundial nos temas depressão e saúde mental, publicou livros sobre psicologia, cultura e política, como Longe da árvore e O demônio do meio-dia, obra finalista do Prêmio Pulitzer.

MIA COUTO 
16/09

 

 

 

 

 

 

 

“A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores.”

Escritor moçambicano. Um dos principais autores do continente africano, foi agraciado com os prêmios Camões e Neustadt. É autor de livros como Terra sonâmbulaA confissão da leoa e O bebedor de horizontes.


JONATHAN HAIDT
30/09 

 

 

 

 

 

 

 

“A força mais poderosa já conhecida neste planeta é a cooperação humana - uma força para construção e destruição.”

Psicólogo social norte-americano. Reconhecido como um dos maiores pensadores globais, seu trabalho enfoca as bases da moralidade em diversas culturas. É autor de A mente moralista e Uma vida que vale a pena.


PAUL COLLIER 
07/10

 

 

 

 

 

 

 

“Eleições determinam quem está no poder, mas não determinam como o poder é usado.”

Economista britânico. Influente especialista em desenvolvimento econômico, é diretor do Centro Internacional de Crescimento, com base na London School of Economics. É o autor de O futuro do capitalismo.

 



TIMOTHY SNYDER
21/10

 

 

 

 

 

 

 


“A história não se repete, mas ensina.”

Historiador norte-americano. Professor na Universidade de Yale, analisa em sua obra os grandes fatos e movimentos que provocaram mudanças no curso da história. É autor de Na contramão da liberdade e Sobre a tirania

ALAIN MABANCKOU
04/11 

 

 

 

 

 

 

 

“A cultura é o ponto de partida para a emancipação do povo, ela permite ancorar uma nação na história do mundo.”

Escritor francês. Professor de literatura francófona e escrita criativa na Universidade da Califórnia, é autor de Memórias de porco espinho, obra agraciada com o Prêmio Renaudot, e Petit Piment, romance indicado aos prêmios Goncourt e Man Booker.

FRITJOF CAPRA 
18/11

 

 

 

 

 

 

 

“Para recuperar nossa plena humanidade, temos de recuperar nossa experiência de conexidade com toda a teia de vida.”

Físico teórico austríaco. Professor na Universidade da Califórnia e especialista em educação ecológica, tornou-se mundialmente reconhecido com a publicação de O Tao da física, que relaciona a física moderna com as filosofias orientais tradicionais.


ISABELA FIGUEIREDO 
09/12

 

 

 

 

 

 

 

 

“Um livro trazia um mundo diferente dentro do qual eu podia entrar. Um livro era uma terra justa.”

Escritora e jornalista portuguesa. Uma das mais destacadas autoras da literatura lusófona na atualidade, publicou romances que atingiram sucesso de público e de crítica como Caderno de memórias coloniais e A gorda



Compartilhe: