Fronteiras Educação realiza aulas especiais na PUCRS

Postado em out. de 2016

Educação

Fronteiras Educação realiza aulas especiais na PUCRS

Em parceria cultural com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o projeto educacional do Fronteiras promove duas aulas voltadas aos jovens da rede pública de ensino de POA.


Compartilhe:


O Fronteiras Educação é o módulo educacional do Fronteiras do Pensamento e foi idealizado para servir como um importante espaço de diálogo com os alunos e seus professores sobre alguns temas-chave para a compreensão dos debates da contemporaneidade. A iniciativa, premiada com a Medalha Cidade de Porto Alegre, já promoveu 25 grandes aulas gratuitas para mais de 30 mil estudantes do ensino público da capital gaúcha.

E, neste ano, em um desdobramento do projeto, serão também realizados dois encontros do Fronteiras Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, para alunos do ensino médio das escolas Maristas, com mediação do escritor Fabricio Carpinejar e da professora Joana Bosak e a participação de professores especialistas nas temáticas da universidade.

Confira abaixo a programação do Fronteiras Educação | Edição Especial PUCRS:

13 OUTUBRO

Cidades para pessoas
Este encontro do Fronteiras Educação traz reflexões importantes sobre como é a vida nas metrópoles, apresentando temas como convivência e cooperação, desurbanização, economia criativa, cidades inteligentes e planejamento urbano sustentável. Estão presentes no fascículo as ideias de pensadores como Geoffrey West, que fala sobre o magnetismo das cidades e o intercâmbio de ideias para melhorá-las, Janette Sadik-Khan, que cria projetos para devolver as ruas para as pessoas, Richard Sennett, com sua dialógica da cooperação, e Saskia Sassen, que defende a criação e renovação do espaço e dos sujeitos urbanos.

Consultor do fascículo: Júlio Celso Borello Vargas
Convidado do palco: Cibele Vieira Figueira, arquiteta e urbanista, com doutorado pela Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha).
Local
: Teatro do Prédio 40 – PUCRS – Porto Alegre
Horário: das 14h30 às 16h30

8 NOVEMBRO

A biblioteca que transformou o mundo
Este encontro do Fronteiras Educação busca trabalhar os efeitos sociais da escrita, o prazer da leitura, a história da palavra impressa, os livros que geraram transformações no mundo e as novas formas de contar histórias. Estão presentes no fascículo as ideias de pensadores como Roger Chartier, Mario Vargas Llosa, Carlo Ginzburg, Donaldo Schüler, Pierre Lévy, entre outros. Um convite para a descoberta de um novo mundo nas páginas dos livros.

Consultor do fascículo: Antônio Xerxenesky
Convidado do palco: Altair Martins, escritor e professor de literatura, com mestrado em Letras, e agraciado com o Prêmio São Paulo de Literatura em 2009 e com o Prêmio Moacyr Scliar em 2013.
Local: Teatro do Prédio 40 – PUCRS – Porto Alegre
Horário: das 9h às 11h

Informações e inscrições
por Colégio, através do e-mail opencampus@pucrs.br, as vagas são limitadas

Compartilhe: