Fronteiras Educação debate justiça, tolerância e igualdade com jovens de escolas de Porto Alegre

Postado em out. de 2014

Educação | Filosofia

Fronteiras Educação debate justiça, tolerância e igualdade com jovens de escolas de Porto Alegre

A segunda aula do Fronteiras Educação 2014 debateu sobre o justiça, tolerância e igualdade com alunos a partir da sexta série do ensino fundamental no Salão de Atos da UFRGS.


Compartilhe:


Em sua segunda edição neste ano, o Fronteiras Educação debateu sobre justiça, tolerância e igualdade com os estudantes de escolas públicas de Porto Alegre que lotaram o Salão de Atos da UFRGS. Os jovens debateram o tema com a historiadora Joana Bosak, com o escritor Fabrício Carpinejar e com o jornalista e editor de integração do jornal Zero Hora, Rodrigo Lopes. O assunto tem sido recorrente nas mídias sociais e na imprensa. Casos de racismo em jogos de futebol, de intolerância durante as eleições, de desigualdade social quando uma ciclovia é lançada são registrados e tomam proporções ainda maiores quando debatidos nas redes sociais. "Todos somos diferentes. Mas vivemos num mesmo mundo. Então, como lidar com as diferenças do outro, podendo aprender e debater de forma saudável e tolerante?", disse Lopes.

Na apresentação que fez aos estudantes, o jornalista mostrou as coberturas de que participou, como quando viu a luta de pessoas em situação de guerra e conflitos. O tema prendeu a atenção dos jovens. "Há uma linha tênue hoje em nossas vidas, que separa o BEM do MAL. Mas, afinal: o que é bem e o que é mal? Se somos diferentes, se é difícil distinguir o certo do errado, como fazemos para decidir o que é justo para todos nós?", explicou o editor.

Bosak e Carpinejar falaram sobre tolerância, direitos e deveres, nossas escolhas diárias e a valorização da diferença e apresentaram as ideias de importantes nomes da filosofia e da sociologia, como Michael Sandel, Kwame Anthony Appiah, Salman Rushdie e Zygmunt Bauman.

A segunda edição de 2014 do Diálogos com a Geração Z aconteceu nesta sexta-feira (10/10). Os encontros têm o patrocínio da Petrobras e a parceria cultural da UFRGS e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Assista a vídeos sobre a questão:
- Leymah Gbowee - Ninguém pode alegar ter sucesso sozinho
- Michael Sandel - A diversidade e a democracia
- Amartya Sen - Justiça é uma questão de racionalidade
- Terry Eagleton - O amor é mais poderoso que a razão

Compartilhe: