Voltar para Notícias

Fronteiras Educação discute mobilidade urbana com alunos do ensino fundamental

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

Em 2010, o Fronteiras do Pensamento desenvolveu um importante espaço de diálogo com alunos e professores sobre alguns temas-chave para a compreensão da contemporaneidade. É o módulo Fronteiras Educação, que já reuniu milhares de alunos a partir da sexta série do ensino fundamental para abordar temas como as descobertas da neurociência, o papel da filosofia no cotidiano e a importância dos direitos humanos com linguagem e recursos apropriados à idade e à visão de mundo do público em questão.

Em 2014, quinto ano do projeto, serão realizados quatro grandes encontros, de setembro a dezembro, com o patrocínio exclusivo da Petrobras e a parceria institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Cada encontro tem duração de 2h e professores da UFRGS e da equipe do Fronteiras, que apresentam o conteúdo complementado pela edição de fascículos didáticos para 1.300 alunos. Os fascículos são revisados por especialistas acadêmicos de renome e trazem moderna editoração gráfica, além de inúmeras ilustrações, para distribuição aos alunos e professores presentes.

O primeiro encontro desta temporada aconteceu na terça-feira, dia 09 de setembro, no Salão de Atos da UFRGS, e discutiu a temática Mobilidade urbana sustentável com a apresentação de Fabrício Carpinejar e com os professores Joana Bosak, professora do Instituto de Arte da UFRGS, e Ricardo Corrêa, sócio-fundador da TC URBES, empresa que atua em consultoria em mobilidade urbana.

Mobilidade urbana sustentável

O mundo vive hoje uma tendência: a das megacidades. As cidades crescem em projeções geométricas e acabam ficando cada vez mais hostis aos seus próprios moradores. É nesse cenário que se torna essencial o planejamento e a realização de uma mobilidade urbana sustentável. O uso de fontes alternativas e limpas de energia é importante, mas também devem ser pensados novos e eficientes modelos de transporte público, além de privilegiar a ocupação das ruas e dos espaços públicos pelas pessoas. As cidades e a sua estrutura viária precisam melhorar. Este foi o ponto de partida para esta primeira discussão com os jovens: que cidade queremos construir para o nosso futuro?

Assista a vídeos sobre a questão:
- Enrique Peñalosa: A solução para a mobilidade urbana
- Geoffrey West - A lei do crescimento urbano
- Cameron Sinclair - Por uma sustentabilidade social