Voltar para Notícias

Jimmy Wales lança a rede social TPO, que pretende "consertar a web"

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso
Jimmy Wales no Fronteiras 2015 (foto: Greg Salibian/Fronteiras do Pensamento)
Jimmy Wales no Fronteiras 2015 (foto: Greg Salibian/Fronteiras do Pensamento)

“Há algo de muito errado com a web e eu quero sua ajuda para consertar isso." É assim que Jimmy Wales, cofundador da Wikipedia, inicia seu manifesto na página da TPO, mídia social lançada com o propósito de “consertar a internet". Para Wales, isso se daria da seguinte forma: parando de transformar os usuários em produtos a serem vendidos para anunciantes e usando este dinheiro de forma mais consciente, como no caso da TPO, voltando-o a instituições de caridade.

A TPO foi lançada com foco em doações – a mídia social facilita os canais entre instituições e causas a serem apoiadas por seus seguidores. Jimmy Wales optou pelo fim dos anúncios, porque acredita em uma nova lógica nas redes: a ampliação do poder do “boca a boca".

“50 anos atrás, se você realmente gostasse de algo, contaria sobre isso a cinco pessoas. Agora, através das mídias, você pode falar para 300 ou 400. Isso significa que, se você tem uma grande marca e uma história que as pessoas querem contar, se você está apoiando algo que importa a elas, elas compartilharão com o mundo. Portanto, você não precisa gastar uma imensa quantia de dinheiro em comerciais de TV e afins", comenta Wales em entrevista à revista Wired.

Com o intuito de ser uma revolução no mundo da publicidade e nas relações entre instituições, empresas, marcas e pessoas, a TPO está disponível para o mundo todo. Escolha suas causas, siga seus amigos e artistas favoritos e poste seu conteúdo, como em qualquer outra mídia. Para se cadastrar, acesse o site e crie uma conta ou utilize a sua conta do Facebook para fazer o login diretamente.