Voltar para Notícias

Lançamento do documentário Pensamento Contemporâneo acontece neste sábado

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

As muitas facetas da vida e da obra de grandes mestres que marcaram gerações de estudantes e leitores: este é o fio condutor da série de quatro episódios Pensamento Contemporâneo no Rio Grande do Sul, que investiga a produção e o legado de Alfredo Jerusalinsky, Carlos Cirne-Lima, Donaldo Schüler e Flávio Loureiro Chaves, importantes nomes da cena intelectual brasileira.

O documentário, que tem a direção de Pedro Zimmermann, apresenta entrevistas, imagens de arquivo e cenas documentais articuladas de forma a realizar um relevante percurso intelectual e humano. Embora a temática recaia sobre as áreas da filosofia, da literatura e da psicologia, os documentários terminam por abranger o território de outras disciplinas. O método utilizado na condução das entrevistas utilizou palavras-chave com o propósito de deflagrar um processo de memória e reflexão.

O lançamento dos filmes acontece no sábado, dia 29/11, às 11h e às 13h30, no StudioClio, com entrada franca mediante inscrição prévia. O evento, em uma promoção do Com a Palavra de Zero Hora, será dividido em duas sessões: na primeira, exibe os filmes de Donaldo Schüler e Flávio Loureiro Chaves, seguido de debate com a jornalista Cláudia Laitano e o historiador Francisco Marshall; na segunda parte, os filmes de Alfredo Jerusalinsky e Carlos Cirne-Lima seguem com o debate do psicanalista Paulo Gleich e o cineasta Pedro Zimmermann.

A série Pensamento Contemporâneo no Rio Grande do Sul obteve financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS, patrocínio da Sulgás, em uma realização da Telos Cultural e Okna Produções, com parceria cultural do Fronteiras do Pensamento e do StudioClio.

Inscrições: entrada franca, mediante inscrição prévia pelo e-mail convite@fronteiras.com ou pelo telefone (51) 3019.2326. Vagas limitadas.

Local: StudioClio (Rua José do Patrocínio, 698, Cidade Baixa, Porto Alegre)

Sobre cada episódio:
A Linguagem da Psicanálise – Alfredo Jerusalinsky
A subjetividade em tempos pós-modernos, a responsabilidade para com a infância, o legado de Lacan e Sigmund Freud. Uma conversa franca, com espaço para a autoanálise.

O Caminho da Filosofia – Carlos Cirne-Lima
A dialética da vida na perspectiva de um indivíduo que foi perseguido e empreendeu uma busca filosófica muito particular. A construção de um sistema que busca atualizar o papel do pensamento hegeliano.

Modernidade e Tradição – Donaldo Schüler
As origens na comunidade alemã, a influência da religião luterana, o estudo dos clássicos, a paixão pela obra de James Joyce. Poeta, tradutor, filósofo e professor, as muitas facetas de um dos mais versáteis intelectuais do País.

O Local e o Universo – Flávio Loureiro Chaves
A literatura universal, o legado de Simões Lopes Netto e Erico Verissimo, na perspectiva de um professor que marcou gerações de estudantes. Um diálogo no qual os livros é que pautam o percurso.