Voltar para Notícias

Luc Ferry em São Paulo: sessão especial de autógrafos na Livraria da Vila

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso

Luc Ferry estará em São Paulo, nesta segunda-feira (14), a convite do Fronteiras do Pensamento, para sessão especial de autógrafos, às 19h, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis (Av. Higienópólis, 618).

O filósofo francês é autor do best-seller Aprender a viver e de mais de uma dezena de livros sobre temas que vão de Nietzsche à ecologia. Ex-Ministro da Juventude, Educação Nacional e Pesquisa da França, é um dos grandes defensores do Humanismo Secular - filosofia baseada na razão, na ética e na justiça.

Luc Ferry é mundialmente conhecido pela didática com que expõe questões clássicas e contemporâneas, tendo como grande fundamento que a filosofia deve ser acessível a todos para que possa cumprir seu papel, ensinar a viver: “Na democracia e república, o filósofo não pode e não deve perder o interesse no mundo ou nas pessoas que não têm educação formal."

O francês defende que a filosofia traz as respostas para que o homem possa superar seus medos, os obstáculos que o impedem do amor e da liberdade. Para Ferry, a vida privada e os laços afetivos e familiares são a última transcendência para um mundo sem religião, tema tratado em sua recente obra, A revolução do amor.

Em seu mais recente livro, Inovação destruidora, lançado no Brasil em junho pela editora Objetiva, Ferry discorre sobre a lógica da inovação permanente, seguindo o argumento de que o mundo é organizado para tornar tudo obsoleto, não apenas as mercadorias, mas como também o comportamento, a ciência e as ideias da sociedade em geral. Porém, Ferry passa longe de fatalismo. Para ele, a inovação pode ser assustadora por certificar que a sociedade é sempre incerta, mas é ela que também nos salva. Embora seja uma força desestabilizadora para o mundo e, ao mesmo tempo, destrutiva, a inovação é vital. Segundo o filósofo, é buscando a resolução desse paradoxo que evoluímos socialmente.

Luc Ferry autografará todas as obras nesta segunda-feira.
Leve seu livro favorito ou aproveite a oportunidade para conhecer o pensamento do filósofo.