Voltar para Notícias

Mario Vargas Llosa completa 80 anos afirmando que vive os melhores dias de sua vida

As ideias que movem o mundo em um único lugar. Cadastre-se e receba mensalmente o melhor do Fronteiras

Cadastrado com sucesso
Mario Vargas Llosa (foto: Anne-Christine Poujoulat/Univision)
Mario Vargas Llosa (foto: Anne-Christine Poujoulat/Univision)

O Fronteiras do Pensamento tem um histórico de belas coincidências com Mario Vargas Llosa. Na primeira vez em que o escritor peruano esteve em Porto Alegre, em 2010, havia ganhado o Nobel de Literatura alguns dias antes. A plateia no Salão de Atos da UFRGS ultrapassou a ideia de lotado para assistir à fala “Em torno à cultura".

Sua conferência em São Paulo, em 2013, foi o prólogo de sua relação conturbada com a imprensa mundial. Na fala intitulada “A civilização do espetáculo", homônima ao seu penúltimo livro, Llosa refletia sobre a banalização da cultura enquanto um processo dialógico: o consumidor e o produtor de entretenimento que estariam substituindo a arte capaz de responder aos anseios da existência. Estas mesmas questões foram pano de fundo de seu mais recente e aclamado romance, Cinco esquinas. Esta obra retrata não apenas a história do Peru, mas como o cotidiano atual do Nobel. Nela, o escritor discute o jornalismo, mostrando como a imprensa amarela ou marrom, a do escândalo, tem efeitos nefastos.

“Comecei a fazer jornalismo quando ainda estava no colégio, e nunca deixei de fazer até hoje. Claro que conheci principalmente a melhor face do jornalismo. Agora me aconteceu de viver a pior, e comprovar que o jornalismo como espetáculo não está presente apenas no jornalismo especializado no escândalo, na fofocaria, mas que o jornalismo mais sério se contamina também por essa necessidade contemporânea de que o jornalismo seja entretido, divertido; que a primeira missão já não seja informar, mas sim entreter os leitores, ouvintes e espectadores."

Vargas Llosa está falando sobre como viu sua vida pessoal nas manchetes dos grandes veículos internacionais. Seu romance com Isabel Preysler (ex-esposa de Julio Iglesias), rendeu mais notícias do que o esperado. Fotos, mentiras, rumores sobre os dias do Nobel de Literatura foram amplamente compartilhados, discutidos e inclusive celebrados – afinal, o escritor está vivendo os melhores dias de sua vida.

Aos 80 anos, completados nesta segunda (28), Mario Vargas Llosa tem uma agenda de compromissos intensa pelo mundo. São debates com grandes nomes da política, conferências sobre cultura e sessões de autógrafos. Llosa também desfruta de momentos de paz, em que se debruça sobre as páginas para “encontrar a calma em momentos de incerteza". Ainda, o coração apaixonado das manchetes, ao mesmo tempo que invade a privacidade do escritor, noticia um recomeço com grandes lições para todos: é sempre tempo de viver os melhores anos de nossas vidas.

“Por uma parte tem sido muito complicada e muito difícil por muitíssimas razões, mas, por outra, tem sido uma época maravilhosa da minha vida, e gostaria que ficasse muito claro. Nunca tive a empolgação, o entusiasmo, as fantasias que tenho hoje em dia, em uma idade em que geralmente já não há tantos entusiasmos."

Parabéns e feliz aniversário, Mario Vargas Llosa.

O Nobel de Literatura é o primeiro conferencista do Fronteiras do Pensamento 2016.
80 anos de Mario Vargas Llosa no palco do Fronteiras. Mais uma bela coincidência para a história do projeto.

Garanta sua presença na temporada deste ano. As vendas para o Fronteiras Porto Alegre iniciam nesta semana. As vendas para o Fronteiras São Paulo já estão abertas!